Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Hipertensão arterial em adolescentes do Rio de Janeiro: prevalência e associação com atividade física e obesidade / Arterial hypertension among adolescents in Rio de Janeiro: prevalence and association with physical activity and obesity

Corrêa-Neto, Victor Gonçalves; Sperandei, Sandro; Silva, Luis Aureliano Imbiriba; Maranhão-Neto, Geraldo de Albuquerque; Palma, Alexandre.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 19(6): 1699-1708, jun. 2014. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-711243
O objetivo do estudo foi identificar a prevalência de hipertensão arterial sistêmica em adolescentes estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas estaduais dentro do município do rio de Janeiro com idade entre 17 e 19 anos, bem como investigar as associações de hipertensão arterial sistêmica com obesidade e níveis de atividade física. Dados de pressão arterial, índice de massa corporal e atividade física, foram coletados. A amostra foi composta por 854 indivíduos, a estatística descritiva foi aplicada na amostra, bem como um modelo de regressão de Poisson para determinar o impacto das variáveis na prevalência de hipertensão arterial sistêmica. A prevalência de hipertensão arterial sistêmica foi de 19,4%. Sexo masculino, sobrepeso e obesidade se associaram positiva e significativamente com hipertensão arterial sistêmica (p < 0,05), já atividade física não mostrou associação significativa com hipertensão arterial sistêmica (p > 0,05). A natureza dessas relações deveria ser interpretada a luz da reflexão e não de rotulações passivas embasadas em conceitos hegemônicos.
Biblioteca responsable: BR1.1