Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Tratamento precoce de más-oclusões esqueléticas de Classe II - comparação de três aparelhos ortopédicos funcionais: Bionator, Klammt, SN1 / Early treatment of skeletal Class II malocclusions – comparison of three functional appliances: Bionator, Klammt, SN1

Rodriguez, Antonio Bedoya; Uribe, María Mercedes; Morales, Cesar Alfonso; Martínez-Cajas, Carlos Humberto.
Ortodontia ; 47(1): 20-30, jan.-fev. 2014. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: lil-715154

Objetivo:

comparar no plano sagital os efeitos esqueléticos e dentoalveolares para a maxila e mandíbula, como consequência do uso dos aparelhos Bionator, Klammt e SN1 no tratamento de más-oclusões esqueléticas Classe II. Material e

métodos:

foi realizado um estudo prospectivo de 21 crianças com má-oclusão esquelética de Classe II, tratadas com Bionator, Klammt ou SN1. Compararam-se mudanças no componente maxilar, mandibular e dentoalveolar através de medições e ângulos cefalométricos no plano sagital. Contrastaram-se as médias de longitudes e ângulos entre T1 e T2 pelas análises t student e wilcononox. Mediante Anova, foi contrastada a porcentagem da mudança nas medidas de interesse para os três grupos.

Resultados:

foram avaliadas 42 radiografias cefalométricas laterais (21 iniciais T1, 21 finais T2). Entre os participantes, 62% eram meninos e 38% eram meninas. A média das idades para início do tratamento foi 9,5 ± 1,2 anos. O SN1 apresentou a maior média de mudança na longitude mandibular Co-Pg (6,69 ± 3,3) e Co-B (6,59 ± 1,42). Encontrou-se a maior média de mudança relativa na altura do ramo mandibular no Bionator (9,52 ± 7,21). As mudanças dentoalveolares foram clinicamente relevantes para os três aparelhos.

Conclusão:

os aparelhos ortopédicos maxilares estimulam o crescimento mandibular sagital e vertical, controlam a posição sagital da maxila e geram mudanças dentoalveolares favoráveis para a correção de más-oclusões de Classe II.
Biblioteca responsable: BR22.1