Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Caracterização e estoques de carbono de sistemas agroflorestaisno Cerrado de Minas Gerais / Characterization and carbon storage of agroforestry systems in brazilian savannas of Minas Gerais, Brazil

Rocha, Germana Platão; Fernandes, Luiz Arnaldo; Cabacinha, Christian Dias; Lopes, Izabela Duarte Pereira; Ribeiro, Juliana Martins; Frazão, Leidivan Almeida; Sampaio, Regynaldo Arruda.
Ciênc. rural ; 44(7): 1197-1203, 07/2014. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-718181
Os sistemas agroflorestais (SAFs) além de geração de renda e conservação da biodiversidade pode ser uma alternativa para a estocagem de carbono. O trabalho teve como objetivo caracterizar três sistemas agroflorestais (SAFs) e estimar os estoques de carbono na fitomassa aérea, na serapilheira e no solo. Os SAFs e suas respectivas vegetações nativas adjacentes foram caracterizados quanto ao número, classificação botânica,distribuição diamétrica e estratificação vertical dos indivíduos arbóreose. Em cada um dos sistemas, foram estimados os estoques de carbono na fitomassa aérea, na serapilheira e no solo. Os SAFs,implantados a partir do manejo da vegetação nativa, apresentaram uma biodiversidade vegetal e estoque de carbono na fitomassa, na serapilheira e no solo semelhantes à área de vegetação nativa adjacente. Por outro lado, os estoques de carbono no SAF implantado em área anteriormente cultivada com culturas anuais apresentou menor diversidade de espécies arbóreas e estoques de carbono na fitomassa, serapilheira e no solo, em relação à vegetação nativa adjacente. Sistemas agroflorestais bem manejados se assemelham à vegetação nativa em estoque de carbono e conservação da biodiversidade dos recursos naturais.
Biblioteca responsable: BR1.1