Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Experiência multiprofissional na investigação de infecção por Toxocara spp em crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde / Experiência multiprofissional na investigação de infecção por Toxocara spp em crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde

Almeida, Tâmara Dauare de; Costa, Lorena Nunes; Vasconcelos, Paula Cristina; Caetano, Luciana de Assis; Oliveira, Karine; Lima, Fábio Correa; Bussolotti, Adamastor Santos; Nunes, Aline Bezerra Virginio; Cunha, Arildo Pinto; Alves, Cláudia Regina Lindgren; Carvalho, Elaine Alvarenga de Almeida; Fernandes, André Almeida; Cunha, Lucas Maciel; Soares, Danielle Ferreira de Magalhães.
Rev. méd. Minas Gerais ; 24(supl.1)fev. 2014.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: lil-718734
A toxocaríase é uma doença causada geralmente pela ingestão acidental de ovos larvados de Toxocara canis e/ou Toxocara cati, acometendo principalmente crianças. Esses ovos larvados permanecem viáveis por longos períodos no ambiente. Objetivou-se detectar focos de Toxocara spp a partir da análise do local habitado por crianças diagnosticadas com a doença em 2012 e 2013 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os responsáveis pelos pacientes foram entrevistados e foram coletadas amostras de solo dos domicílios para pesquisa de ovos de Toxocara spp. pelo método de Faust. Também foi realizada entrevista com as pediatras responsáveispela notificação e tratamento na suspeição do diagnóstico de Larva Migrans Visceral (LMV). As famílias tinham características socioeconômicas semelhantes, viviam em lotes multifamiliares e em 100% dos casos havia contato com cães filhotes e adultos. Verificou-se presença de fezes caninas expostas em locais de risco, sem recolhimento diário, e as crianças diagnosticadas tinham contato diário com essas áreas, não eram orientadas quanto à higiene das mãos e alimentos crus eram lavados apenas com água. Havia ovos infectantes viáveis de Toxocara spp. em 100% das amostras coletadas. Mesmo sob tratamento, no período do estudo, não houve mudança nos fatores de risco ambientais, nem desverminação de algum cão após o diagnóstico nas crianças. Foram propostas atividades de educação em saúde sobre este tema, sob forma de cartilhas direcionadas para a população e para os profissionais de saúde. Este trabalho proporcionou aos participantes do PET-Saúde ampla visão sobre os desafios do trabalho multiprofissional no SUS na intervenção de uma importante zoonose.
Biblioteca responsable: BR1.1