Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Dialética de sentimentos do enfermeiro intensivista sobre o trabalho na Terapia Intensiva / Dialectic feelings of the intensive care nurse about the work in Intensive Care

Cruz, Élissa Jôse Erhardt Rollemberg; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Correa, Renata dos Anjos; Pires, Ariane da Silva.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 18(3): 479-485, Jul-Sep/2014.
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-719363

Objetivo:

Identificar a percepção dos enfermeiros intensivistas sobre o trabalho no cenário da Terapia Intensiva e discutir fatores motivadores da permanência no trabalho em Terapia Intensiva.

Métodos:

A presente pesquisa, de caráter qualitativo-descritivo, tem como objeto a percepção do enfermeiro intensivista sobre o trabalho numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A pesquisa desenvolveu-se numa UTI particular do Rio de Janeiro com dez enfermeiros. A técnica de coleta foi a entrevista semiestruturada, ocorrida de junho a agosto de 2008. Utilizou-se da análise de conteúdo para tratar os dados.

Resultados:

Os resultados revelaram que o enfermeiro intensivista tem afinidade com tecnologia dura e gosta do cuidado direto ao paciente. Verificou-se que há aspectos que resultam em prazer e sofrimento, o que revela uma percepção dialética sobre o trabalho.

Conclusão:

Concluiu-se que este trabalho é, predominantemente, fator de prazer para os enfermeiros devido ao status que o setor ocupa no ambiente hospitalar.
Biblioteca responsable: BR442.1