Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalência de traumatismo dentário em préescolares de Teresina, PI / Prevalence of dental trauma in preschool children from Teresina, PI

Souza Filho, Manoel Dias de; Moura, Marcoeli Silva de; Araújo, Regilda Saraiva dos Reis Moreira; Araújo, Marcos Antônio de Mota; Moura, Lúcia de Fátima Almeida de Deus.
Arq. odontol ; 47(1): 18-24, Jan.-Mar. 2011. tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: lil-725227

Objetivo:

Investigar a prevalência de traumatismo dentário em crianças em idade pré-escolar de Teresina, PI.

Materiais e Métodos:

A amostra constituiu-se por 220 pré-escolares, de ambos os gêneros, na faixa etária de 36 a 68 meses, matriculados em uma instituição particular de ensino no município de Teresina, PI. Foram obtidas informações sobre educação e acesso a saúde bucal, e realizado exame intrabucal na própria instituição, por um único examinador previamente calibrado (Kappa=0,89), para observação da prevalência de traumatismo dentário.

Resultados:

Pouco mais de 53% (n=117) da população era do gênero feminino e a faixa etária média observada entre os escolares foi de 55,2 (±4,9) meses. A prevalência de traumatismo observada foi de 31,8% (n=70) e os dentes mais atingidos foram o incisivo central superior esquerdo (n=46; 48,4%) e o incisivo central superior direito (n=41; 43,2%). Em 44,6% (n=33) dos dentes observaram-se alterações suaves na cor da coroa e mais de 36% (n=27) apresentam fratura coronária após a injúria. Em 84% (n=59) das crianças que apresentavam mordida aberta anterior também apresentaram traumatismo dentário (p=0,01).

Conclusões:

Entre os pré-escolares do estudo, a prevalência de traumatismo dentário foi alta, sugerindo a necessidade de medidas preventivas e educativas em crianças nessa faixa etária para a redução desse agravo à saúde bucal. As principais evidências clínicas dos traumatismos dentários foram a alteração na cor e fratura da coroa. Além disso, os dentes mais atingidos foram os incisivos centrais superiores e as crianças que apresentavam mordida aberta anterior demonstraram ser mais predispostas aos traumatismos dentários.(AU)
Biblioteca responsable: BR365.1