Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Abordagem do desvio positivo para a mudança de comportamento alimentar: revisão sistemática / The positive deviance approach to change nutrition behavior: a systematic review

Machado, Juliana Costa; Cotta, Rosângela Minardi Mitre; Silva, Luciana Saraiva da.
Rev. panam. salud pública ; 36(2): 134-140, Aug. 2014. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-727247

OBJETIVO:

Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a utilização do método do desvio positivo para promover a mudança de comportamento alimentar, a fim de identificar as potencialidades desse método para a educação em saúde e nutrição.

MÉTODOS:

As bases acessadas foram Biblioteca Cochrane, LILACS, MEDLINE, SciELO, PubMed e Scopus. Os descritores utilizados para a busca foram positive deviance, desvio positivo, positive deviance inquiry e positive deviants. Os critérios de inclusão foram presença de dados originais, metodologia claramente definida e textos disponíveis na íntegra. Os estudos selecionados tiveram seus principais resultados descritos e analisados através de critérios psicossociais (condições socioeconômicas e de saúde, hábitos de higiene e alimentares), antropométricos (peso, altura), bioquímicos e clínicos (presença de morbidades e exames bioquímicos) para determinar as potencialidades e limitações do desvio positivo para mudar o comportamento alimentar.

RESULTADOS:

Dos 47 estudos identificados, nove atenderam os critérios de inclusão. Os objetivos descritos da aplicação do desvio positivo foram prevenção e reabilitação da desnutrição materna e infantil em áreas de vulnerabilidade socioeconômica e tratamento do sobrepeso e obesidade em adultos. A melhoria de indicadores de nutrição materno-infantil e a sustentabilidade de comportamentos benéficos destacaram-se como potencialidades do desvio positivo.

CONCLUSÕES:

O desvio positivo pode contribuir para promover mudanças no comportamento alimentar com vistas à reversão de quadros de desnutrição infantil, bem como de sobrepeso e obesidade em adultos. O desvio positivo parece ser eficaz para promover educação em saúde em áreas de vulnerabilidade socioeconômica.
Biblioteca responsable: BR1.1