Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil epidemiológico e socioeconômico de idosos ativos: qualidade de vida associada com renda, escolaridade e morbidades / Epidemiological and socioeconomic profile of active seniors: quality of life associated with income, scholarity and morbidities

Modeneze, Denis Marcelo; Maciel, Érika da Silva; Vilela Júnior, Guanis de Barros; Sonati, Jaqueline Girnos; Vilarta, Roberto.
Estud. interdiscip. envelhec ; 18(2): 387-399, dez. 2013. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-731551
Os componentes do perfil epidemiológico e social de idosos parecem ter forte associação com a percepção subjetiva da qualidade de vida. O objetivo desse estudo foi determinar a associação entre qualidade de vida e os aspectos socioeconômicos e de saúde de idosos ativos. Foram estudados 82 idosos com idade média de 68,08 (DP=4,36) anos, participantes da Universidade da Terceira Idade – UnATI – da cidade de Piracicaba, São Paulo, Brasil. A percepção da qualidade de vida foi mensurada utilizando o WHOQOLBREF. Idade, gênero, renda, estado civil, escolaridade, nível socioeconômico, número de morbidades, circunferência abdominal e IMC foram elencadas como variáveis independentes. As associações entre a percepção da qualidade de vida e as variá veis independentes foram avaliadas pelos testes do qui-quadrado para as variáveis categóricas e pelos testes T-student ou Mann-Whitney, quando necessário, para as variáveis contínuas. O nível de significância adotado foi 5% de probabilidade ou o p-valor correspondente. A análise dos dados indicou a possível influência das variáveis renda, morbidades e escolaridade nos diversos domínios da qualidade de vida. Os idosos com maior poder aquisitivo são menos acometidos por doenças, têm níveis mais elevados de educação e informam ter melhor qualidade de vida. Concluímos que o perfil epidemiológico e social interfere na qualidade de vida de idosos ativos.
Biblioteca responsable: BR574.2