Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeitos do treinamento combinado resistido_aeróbio no ventrículo esquerdo de rato Wistar / Effects of combined resistance_aerobic training on the left ventricle in rats

Souza, Monica Rodrigues de; Pimenta, Leonardo; Pithon-Curi, Tania Cristina; Souza, Romeu Rodrigues de.
Rev. bras. ciênc. mov ; 22(2): 72-77, jan.-mar.2014. tab, ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-733942
Este trabalho teve como objetivo analisar o peso, a espessura e o diâmetro interno do ventrículo esquerdo (VE) de rato Wistar após dois meses de treinamento combinado resistido e aeróbio. Um grupo de ratos (grupo RA, n=5) foi submetido a dois tipos de treinamento treinamento resistido, subindo uma escada vertical com 1,1 m de altura com inclinação de 80°, tendo pesos atrelados na cauda, os quais foram progressivamente aumentados a cada semana sendo que, após cada sessão de treinamento resistido, os animais foram submetidos a corrida em esteira, por uma hora. O treinamento foi realizado cinco dias por semana, durante oito semanas. Um outro grupo de animais, que não realizou exercícios serviu como grupo controle (Grupo C, n=5). Após o sacrifício de cada animal, o miocárdio foi perfundido e fixado com solução de glutaraldeido e o VE foi isolado e pesado. A região média da parede livre do ventrículo foi seccionada transversalmente obtendo-se um anel com 0,5 cm de espessura, que foi incluído em resina Epon obtendo-se blocos para realização de cortes histológicos transversais ao longo eixo da cavidade com 0,5 µm de espessura que foram corados pelo azul de toluidina e utilizados para medir o diâmetro da cavidade e a espessura da parede do VE. Para as comparações entre os grupos utilizou-se o teste t de Student. O peso do ventrículo esquerdo (VE) foi 10,5% maior no grupo RA do que no grupo C. A espessura da parede do VE foi 8% maior no grupo RA (P<0,05), em comparação com o grupo C e o diâmetro interno do VE foi 4,5 % maior no grupo RA em comparação com o grupo C (em todos os casos,(p< 0,05).

Conclusão:

O treinamento RA induziu ao desenvolvimento de um tipo específico de hipertrofia da parede do VE, que combina os efeitos do treinamento aeróbio e do treinamento resistido. Esse tipo de treinamento aumentou a cavidade do ventrículo ao mesmo tempo em que aumentou a espessura da sua parede.
Biblioteca responsable: BR1552.1