Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalência de fatores de risco cardiovascular em idosos realizando atividade física adaptada / Cardiovascular risk factors prevalent among elderly performing adapted physical activity

Câmara, Lucas Caseri; Chamlian, Therezinha Rosane; Tanaka, Ricardo Yudiro; Starling, Marcelo Andrade; Suzigan, Erika Magalhães.
Acta fisiátrica ; 21(2): 58-62, jun. 2014.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: lil-737219
A prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares (FRCV) aumenta em linearidade com o envelhecimento.Doenças debilitadoras do espectro de ação da medicina física e reabilitação podem promovero aparecimento ou agravar comorbidades prévias e FRCV. Em idosos em acompanhamento ambulatorialregular, realizando atividade física adaptada (AFA) como terapia em centro de reabilitação, notou-se altafrequência da presença de fatores de risco cardiovascular constadas em prontuário médico.

Objetivo:

Avaliara prevalência de fatores de risco cardiovascular em idosos encaminhados para realização de atividade físicaadaptada, visando mapeamento do perfil de risco desta população específica.

Método:

Coleta e análiseobservacional de dados constados em prontuário médico, de idosos (> 60 anos), em realização de AFA eacompanhamento ambulatorial regular, sobre diversos FRCV (Hipertensão Arterial Sistêmica - HAS; DiabetesMelitus - DM, Dislipidemia - DLP; Tabagismo; Sobrepeso/Obesidade - Sobrep/OB; História familiar - HF).

Resultados:

Foram encontrados cento e dez (n = 110) pacientes idosos (média de idade 72,9 ± 7,1 anos). Informaçõesconstadas em prontuário sobre tabagismo, Sobrep/OB e HF, foram apenas encontradas em 11,8%,52,7%, e 0%, respectivamente, e assim excluídas de posteriores análises. A prevalência de HAS, DLP e DMforam de 69,0%, 46,3% e 27,2%, respectivamente. Apenas 18,2% dos idosos não apresentavam nenhumFRCV (HAS, DLP, DM), 34,5% um fator associado, 33,6% dois fatores, 13,7% três fatores. Dos idosos avaliados,28,2% já apresentavam cardiopatia instalada.

Conclusão:

Foi verificada alta prevalência de HAS, DLP, DM ecardiopatia já instalada em idosos em realização regular de AFA em centro de reabilitação, fazendo desta,população de alto risco. Fatores de risco cardiovascular de suma importância como tabagismo, obesidadee história familiar de DCV não foram adequadamente mapeados, com déficits de informação constada nosprontuários médicos avaliados. Devido ao tamanho e especificidade da amostra do presente estudo, estes resultadospodem não representar a realidade atual dos centros de reabilitação em âmbito nacional, devendoser melhor investigados em estudos futuros. No entanto, os dados apresentados são alarmantes e devem serconsiderados com especial atenção, visto que não houve adequado mapeamento de todos os FRCV
Biblioteca responsable: BR1.1