Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Insuficiência cardíaca, exercício físico e sistema inflamatório / Heart failure, exercise training and systemic inflammatory

Ulbrich, Anderson Zampier; Mara, Lourenço Sampaio de; Angarten, Vitor Giatte; Sties, Sabrina Weiss; Schimtt Netto, Almir; Gonzalez, Ana Inês; Carvalho, Tales de.
RBM rev. bras. med ; 72(3)mar. 2015.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-743640
Fundamentação No contexto do tratamento da insuficiência cardíaca (IC) se torna relevante a melhor compreensão das repercussões da interação entre exercício físico e inflamação, tendo em vista a forte influência de ambos na evolução clínica dos portadores da síndrome.

Objetivo:

Busca de informações sobre as repercussões do exercício físico no perfil inflamatório de pacientes com IC.

Métodos:

Busca por periódicos nas bases de dados, CONCHRANE, PUBMED, LILACS. Os seguintes termos MeSH foram utilizados heart failure, inflammatory mediators e exercise. Os estudos foram selecionados por dois avaliadores, segundo critérios do instrumento Delphi List.

Resultados:

Dezenove ensaios clínicos controlados foram selecionados. Os estudos foram semelhantes quanto à modalidade e protocolos de exercícios físicos utilizados na investigação dos efeitos no comportamento dos mediadores inflamatórios, havendo, entretanto, predominância no uso da atividade aeróbica de moderada intensidade. Os desfechos dos estudos mostram redução crônica de citocinas pró-inflamatória de ação sistêmica e cardíaca, como também de ação endotelial e de apoptose celular em decorrência do exercício físico. Nenhum estudo avaliou a influência do exercício de alta intensidade sobre os marcadores inflamatórios.

Conclusões:

Tem sido demonstrado que o exercício físico utilizado predominantemente de forma aeróbica com intensidade moderada proporciona estabilização e diminuição dos marcadores pró-inflamatórios, algo desejável no tratamento da IC. Não foram encontrados estudos evidenciando o efeito isolado do exercício resistido, assim como o efeito do exercício de alta intensidade sobre os marcadores inflamatórios em pacientes com insuficiência cardíaca.
Biblioteca responsable: BR1.1