Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise comparativa da morbimortalidade antes e após implantação de protocolo de atendimento ao queimado / A comparative analysis from the morbidity and mortality before and after the deployment burn protocol

Moraes, Rebeca Zelice da Cruz de; Frempong, Rosana Flora Ribeiro; Freitas, Manuela Sena de; Soares, Anderson Ullisses Santana; Pereira, Raisa de Oliveira; Carvalho, Gustavo Guedes de; Macedo, Fabricio Nunes; Borges, Kenya de Souza; Cintra, Bruno Barreto.
Rev. bras. queimaduras ; 13(3): 142-146, jul-set. 2014. tab, ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-754551

Objetivo:

Avaliar o impacto da implantação do Protocolo de Atendimento ao Queimado (PAQ) no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) sobre a morbimortalidade.

Método:

Estudo retrospectivo com análise secundária de dados dos 1486 pacientes internados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do HUSE, agrupados em duas amostras Período 1 (P1) , antes do PAQ; e Período 2 (P2), após o PAQ. Foram analisados o tempo de internamento; o número de transferências; os óbitos; curativos e enxertos.

Resultados:

No P1, composto por 799 pacientes, 31,53% (252) deles tiveram um tempo de internação menor ou igual a 7 dias; houve 102 transferências e 17 óbitos. No P2, composto por 687 pacientes, 40,32% (277) deles tiveram um tempo de internação menor ou igual a 7 dias; Tendo 32 transferências, 22 óbitos. Foi evidenciado que no P2 houve aumento do número de curativos e enxertos por paciente.

Conclusão:

A implantação do PAQ mostrou-se importante para promover resultados favoráveis no tratamento e na recuperação dos pacientes queimados internados, sendo eficaz na redução de variáveis de morbidade. Contudo, não houve impacto sobre a mortalidade.
Biblioteca responsable: BR30.1