Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Correlação dos índices de atividade da artrite reumatoide (Disease Activity Score 28 medidos com VHS, PCR, Simplified Disease Activity Index e Clinical Disease Activity Index) e concordância dos estados de atividade da doença com vários pontos de corte numa população do nordeste brasileiro / Correlation of rheumatoid arthritis activity indexes (Disease Activity Score 28 measured with ESR and CRP, Simplified Disease Activity Index and Clinical Disease Activity Index) and agreement of disease activity states with various cut-off points in a Northeastern Brazilian population

Medeiros, Marta Maria das Chagas; Oliveira, Brenda Maria Gurgel Barreto de; Cerqueira, João Victor Medeiros de; Quixadá, Raquel Telles de Souza; Oliveira, Ídila Mont’Alverne Xavier de.
Rev. bras. reumatol ; 55(6): 477-484, nov.-dez. 2015. tab
Artículo en Inglés | LILACS | ID: lil-770012
Resumo

Introdução:

O Disease Activity Score 28 (DAS28) e versões têm sido usados para medir atividade da artrite reumatoide (AR), mas não existe consenso sobre qual é o melhor.

Objetivos:

Determinar a correlação entre os índices (DAS28 VHS, DAS28 PCR, SDAI e CDAI) e avaliar a concordância dos estratos de atividade com o uso de diferentes pontos de corte.

Métodos:

Pacientes com artrite reumatoide foram avaliados transversalmente com coleta de dados para cálculo do DAS28 (VHS e PCR), SDAI e CDAI, com o uso de pontos de cortes diferentes para definição de remissão, atividade leve, moderada e alta. Correlações de Pearson foram calculadas para medidas contínuas e concordância (teste de kappa) para os estratos (remissão, atividade leve, moderada e alta).

Resultados:

De 111 pacientes incluídos, 108 foram mulheres, média de 55,6 anos, tempo de doença de 11 anos. DAS28 (VHS) foi significantemente maior do que DAS28 (PCR) (4 vs. 3,5; p < 0,001) e os valores permaneceram maiores após estratificação por idade, sexo, tempo doença, fator reumatoide e HAQ. Correlações entre índices variaram de 0,84 a 0,99, com melhor correlação entre SDAI e CDAI. Concordâncias entre estratos de atividade variaram de 46,8% a 95,8%. DAS28 (PCR) com ponto de corte para remissão de 2,3 subestimou atividade da doença em 45,8% quando comparado com DAS28 (VHS). SDAI e CDAI apresentaram concordância de 95,8%. Os quatro índices mostraram associação com tempo de doença e HAQ.

Conclusões:

Embora os índices de atividade apresentem boa correlação, mostram discrepâncias nos estratos de atividade. Tornam-se necessários mais estudos para definir melhor índice e melhores pontos de corte.
Biblioteca responsable: BR1.1