Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Alterações socioeconômicas e familiares de pacientes com hemiparesia decorrentes de acidente vascular encefálico / Familial and socio-economic changes of patients with hemiparesis stemming from stroke

Placeres, Aline Ferreira; Bianchin, Maysa Alahmar.
Acta fisiátrica ; 22(1): 5-8, mar. 2015.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: lil-771291
O acidente vascular encefálico (AVE) é considerado uma doença de grande impacto social porcausar grandes rupturas como a perda do emprego, a diminuição da renda, troca de papéisocupacionais, podendo se tornar um problema familiar grave.

Objetivo:

Analisar as alterações notrabalho e família, causadas pela hemiparesia em pacientes que sofreram AVE (Acidente VascularEncefálico).

Métodos:

Trata-se de um estudo quantitativo onde participaram trinta pacientes comhemiparesia decorrente de AVE no Hospital de Base de São José do Rio Preto. Os instrumentosutilizados foram a ficha de identificação contendo nome, idade, gênero, profissão atual e profissãoanterior entre outras, e questionário adaptado pelo serviço de Terapia Ocupacional com dezquestões fechadas, onde o participante tinha opção de resposta ??sim?? ou ??não??.

Resultados:

Apesquisa mostrou que antes da disfunção física 87% dos participantes trabalhavam e recebiamum salário e após a disfunção nenhum realiza atividade remunerada. As relações familiares dosparticipantes são mais comprometidas em pacientes que sofreram disfunção a mais tempo do queoutros pacientes que possuem a disfunção há menos tempo.

Conclusão:

Este estudo observouque pacientes com hemiparesia decorrente de AVE podem sofrer alterações nas relações laborais,socioeconômicas e familiares e esses dados são relevantes para que os profissionais de saúdepossam auxiliar o retorno desses sujeitos às atividades ocupacionais, após AVE.
Biblioteca responsable: BR1.1