Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Influência do perborato de sódio na desadaptação marginal de tampões cervicais confeccionados com diferentes materiais / Influence of sodium perborate on marginal misfit in cervical barrier made by different materials

Oda, Denise Ferracioli; Maenosono, Rafael Massunari; Tartari, Talita; Zancan, Rafaela Feranades; Nishiyama, Celso Kenji; Moraes, Ivaldo Gomes de; Moraes, Fernanda Gomes de.
Rev. Salusvita (Online) ; 34(2)2015. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-775832
Frente aos efeitos deletérios da reabsorção cervical externa, é de grande importância a confecção do tampão cervical quando do clareamento de dentes despolpados.

Objetivo:

este estudo avaliou a influência do perborato de sódio (PS) e o número de aplicações na desadaptação marginal do tampão cervical.

Metodologia:

Vinte e quatro pré-molares inferiores foram divididos em três grupos (n=8), de acordo com o material utilizado na confecção do tampão Cimento de Ionômero de Vidro (CIV), Bioplic (BP) e Agregado de Trióxido Mineral branco (MTA B). Após a aplicação dos materiais, os espécimes foram aplainados e registrados por uma câmera fotográfica acoplada ao Esteromicroscópio. O PS diluído em soro fisiológico foi acomodado sobre os tampões e em seguida selados por 15 dias. Em seguida, o PS foi removido e novas imagens realizadas no Estereomicroscópio. Este ciclo foi repetido, determinando três períodos de avaliação. A desadaptação marginal foi calculada por meio do Software Image J, e os dados submetidos ao teste estatístico de Kruskal-wallis com post-hoc de Dunn para comparação intergrupos (α menor ou igual a 0,05), e teste de Friedman para comparação intragrupos (α menor ou igual a 0,05).

Resultados:

Verificou-se um aumento significativo na desadaptação marginal do BP e CIV entre os períodos controle e 2ª sessão. Na comparação intergrupos, o MTA B apresentou maior desadaptação quando comparado ao BP em todos os períodos.

Conclusão:

o PS foi capaz de aumentar a desadaptação marginal de dois materiais após 30 dias, e o MTA B seria o material menos indicado para confecção do tampão cervical...
Biblioteca responsable: BR275.1