Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Voz do professor: sintomas de desconforto do trato vocal, intensidade vocal e ruído em sala de aula / Teacher's voice: vocal tract discomfort symptoms, vocal intensity and noise in the classroom

Mendes, Amanda Louize Félix; Lucena, Brunna Thaís Luckwu de; De Araújo, Aline Menezes Guedes Dias; Melo, Luciana Pimentel Fernandes de; Lopes, Leonardo Wanderley; Silva, Maria Fabiana Bonfim de Lima.
CoDAS ; 28(2): 168-175, mar.-abr. 2016. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-782136
RESUMO

Objetivo:

Identificar se existe correlação entre a intensidade vocal das professoras e o ruído em sala de aula, assim como entre a intensidade vocal e os sintomas de desconforto do trato vocal, antes e após a aula.

Métodos:

Participaram 27 professoras do Ensino Fundamental I. Foram utilizados os questionários Condição de Produção Vocal do Professor e Escala de Desconforto do Trato Vocal, aplicados antes e após a aula. Para medição do ruído dentro da sala de aula e da intensidade vocal das professoras foi utilizado decibelímetro.

Resultados:

Houve correlação positiva moderada entre a intensidade vocal e o ruído. Observou-se diferença significativa entre a EDTV e as professoras com e sem queixa vocal antes e após a aula. Quando comparadas separadamente nos dois momentos, verificou-se aumento nos escores tanto para as professoras com queixa vocal quanto para as que não apresentaram queixa. Ocorreram associações dos sintomas do trato vocal antes e após a aula, da frequência de queimação, coceira, garganta irritada e garganta sensível. A intensidade dos sintomas foi significativa para garganta dolorida, coceira e bola na garganta. Observaram-se valores significativos sobre intensidade vocal e frequência e intensidade dos sintomas para garganta sensível e bola na garganta antes da aula e garganta irritada e bola na garganta após a aula.

Conclusão:

O aumento da intensidade vocal das professoras correlaciona-se aos altos níveis de ruído. Constata-se correlação entre intensidade vocal e sintomas de desconforto do trato vocal, sendo a maioria dos sintomas relatados com maior frequência e intensidade após a aula.
Biblioteca responsable: BR1.1