Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Fatores associados ao descontrole da pressão arterial em homens / Factors associated with lack of blood pressure control in men

Portela, Pollyana Pereira; Mussi, Fernanda Carneiro; Gama, Glicia Gleide Gonçalves; Santos, Carlos Antônio de Souza Teles.
Acta paul. enferm ; 29(3): 307-315, May-jun. 2016. tab
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-796007
Resumo Objetivo Verificar os fatores associados ao descontrole da pressão arterial em homens. Métodos Estudo exploratório, de corte transversal, realizado em centro de referência para doenças cardiovasculares, em Salvador-BA, lócus para o núcleo de referência do programa de saúde do homem do Ministério da Saúde. Amostra foi selecionada por conveniência totalizando 130 homens atendidos em centro de saúde, submetidos a entrevista, avaliação clínica e antropométrica. Na análise bivariada empregou-se o Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher realizando-se posteriormente análise de regressão logística múltipla sendo a OR corrigida pelo modelo de Poisson. Adotou-se significância estatística de 5%. Resultados Constatou-se alta prevalência de descontrole da pressão arterial (65,4%), de hábitos de vida inadequados e de excesso de peso. Não houve associação estatisticamente significante entre descontrole dos níveis pressóricos e variáveis sociodemográficas, hábitos de vida e medidas antropométricas. Na regressão, o descontrole da pressão arterial associou-se ao uso inadequado da medicação (RP 1,35, IC 95% 1,03; 1,76). Conclusão O uso inadequado da medicação foi reforçado como importante fator associado ao descontrole. Medidas efetivas para mudança deste panorama são emergenciais e desafiam profissionais e autoridades públicas.
Biblioteca responsable: BR1.1