Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação dos efeitos do subgalato de bismuto na proliferação de miofibroblastos / Assessment of the effects of bismuth subgallate on proliferation of myofibroblasts: an experimental study in rats

Lima, Rubianne Ligório de; Sampaio, Cláudia Paraguaçu; Seidel, Karin Caroline; Branco, Melina; Sobreiro, Rafaela Mabile.
J. vasc. bras ; 15(3): 210-216, jul.-set. 2016. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-797960
Resumo Contexto O subgalato de bismuto é um metal pesado e insolúvel, utilizado por suas propriedades adstringentes e hemostáticas. Objetivo Avaliar os efeitos do subgalato de bismuto na cicatrização mediante observação de miofibroblastos em pele de ratos. Métodos Foram utilizados 60 ratos da linhagem Wistar, que receberam uma ferida no dorso da pele. Os animais foram divididos em dois grupos controle (aplicação diária de cloreto de sódio a 0,9%) e experimental (aplicação diária de 0,5 mg de subgalato de bismuto). Cada grupo foi subdividido em três subgrupos, que foram reoperados para retirada da ferida em 3, 7 e 14 dias. Foi realizada coloração de hematoxilina eosina, picrosirius e imuno-histoquímica para avaliar contagem de miofibroblastos, resposta inflamatória e síntese de colágeno. Resultados Não foi encontrada diferença entre os grupos controle e experimento com relação ao processo inflamatório – subgrupos 3 dias (p = 1), 7 dias (p = 0,474) e 14 dias (p = 303). A avaliação dos colágenos tipo I e III no grupo-controle não demonstrou benefícios de cicatrização – 3 dias (p = 0,436), 7 dias (p = 0,853) e 14 dias (p = 0,436); já no grupo experimental, houve aumento dos colágenos tipos I e III nos subgrupos 3 e 14 dias (p = 0,005). A imuno-histoquímica confirmou os resultados encontrados na coloração hematoxilina eosina, na qual a área de miofibroblastos entre os subgrupos, nos grupos experimental (p = 0,4) e controle (p = 0,336), foi indiferente. Conclusão A utilização do subgalato de bismuto em ferida de pele de ratos não evidenciou benefícios na cicatrização, ou seja, não houve diferença na fibroplasia quando comparados os grupos experimental e controle.
Biblioteca responsable: BR1.1
Ubicación: BR44.1