Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Composição corporal e estado nutricional de idosos ativos e sedentários: sexo e idade são fatores intervenientes? / Body composition and nutritional status of active and sedentary elderly people: are gender and age intervening factors?

Oliveira, Daniel Vicentini de; Jesus, Mariana Costa de; Mello, Josiane Ferreira de; Pivetta, Naelly Renata Saraiva; Nascimento Junior, José Roberto Andrade do; Corona, Ligiana Pires.
Mundo saúde (Impr.) ; 44(0): [58-67], jan.01, 2020. tab
Artículo en Inglés, Portugués | MS | ID: mis-41539
Considerando as alterações funcionais e diante das mudanças na composição corporal as quais o idoso está exposto, faz-se necessário realizar estudos que busquem verificar a influência de variáveis como sexo e idade na composição corporal e no estado nutricional nessa população. Este estudo comparou a composição corporal e o estado nutricional entre idosos ativos fisicamente e sedentários de acordo com o sexo e a idade. Participaram 651 idosos usuários de Unidades Básicas de Saúde de Maringá-PR, que responderam a Mini Avaliação Nutricional e o Questionário Internacional de Atividade Física. A análise dos dados foi conduzida por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov, Kruskal-Wallis e U” de Mann-Whitney (p<0,05). Os resultados evidenciaram que os homens irregularmente ativos apresentaram menor peso, circunferência abdominal e índice de massa corporal do que os ativos e sedentários. Os homens sedentários apresentaram maior circunferência de quadril do que os demais grupos, enquanto que os ativos apresentaram maior escore na mini avaliação nutricional. As mulheres ativas apresentaram menor relação cintura-quadril do que as irregularmente ativas e sedentárias. Ainda, os homens irregularmente ativos relataram pior estado nutricional do que os ativos e sedentários. Concluiu-se que o nível de atividade física pode ser considerado um fator interveniente na composição corporal de idosos, principalmente no sexo masculino, além de interferir no estado nutricional de idosos acima de 70 anos.(AU)
Biblioteca responsable: BR599.1