Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estilo de vida, consumo alimentar e composição corporal de universitários / Lifestyle, food consumption and body composition of university students

Lira, Carlos Rodrigo Nascimento de; Silva, Lisanah Rufino da; Santos, Elane Barbosa; Fonseca, Maria da Conceição Pereira da.
Mundo saúde (Impr.) ; 44(0): [239-249], jan.01, 2020. tab
Artículo en Inglés, Portugués | MS | ID: mis-41584
Ao ingressar no ensino superior os indivíduos apresentam mudanças que se refletem em seu estilo de vida. Portanto, objetivou-se conhecer o estilo de vida, composição corporal e consumo de alimentos de universitários atendidos pelo Programa Nacional de Assistência estudantil. Para tal, foi desenvolvido um estudo transversal com 70 estudantes e aplicado questionários para obter informações acerca do estilo de vida, nível de atividade física, como consideravam sua alimentação e questionário de frequência alimentar para avaliar o consumo de alimentos; aferiu-se o peso e estatura para o índice de massa corpórea; circunferência da cintura e as quatro pregas cutâneas para o percentual de gordura corporal. Realizou-se análise descritiva e correlação de Spearman no IBM SPSS Statistics 21.0 para caracterizar respectivamente, a amostra e avaliar a relação entre as variáveis renda, como está a alimentação, estado nutricional, atividade física, sexo e a área de estudo; a alimentação foi avaliada a partir dos grupos alimentares. Os estudantes se consideraram pretos e pardos (80%), com renda mensal menor que um salário mínimo (54,29%) e 45,71% eram etilistas. Foram encontrados 67,14% de eutróficos, 87,14% sem risco para doenças metabólicas, 47,14% com percentual de gordura corporal acima da média e com histórico familiar para doenças crônicas não transmissíveis (77,14%). Apresentaram alimentação variada, composta por todos os grupos alimentares e resultando em um perfil alimentar saudável. Conclui-se que, os estudantes têm estilo de vida não compatível com o saudável, ainda que o perfil alimentar esteja mais próximo de tal padrão.(AU)
Biblioteca responsable: BR599.1