Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Aspectos psicologicos em mulheres que se submetem as tecnologias de reproduçao assistida / Psychological aspects in women undergoing assisted reproduction

Araujo, Katya de Azevedo; Barbosa, Mara Horta; Pacheco, Maria Isabel Ribas; Mazeron, Patrícia Poerner; Vives, Renara Viola.
Artículo en Portugués | Bivipsil | ID: psa-5122
A infertilidade configura-se como um problema universal, porém é mais pronunciado em países em desenvolvimento. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se, no século XXI, uma percentagem de infertilidade de 8 a 12%. Nesse sentido, este trabalho, por meio de uma pesquisa qualitativa, tem o objetivo de apresentar dados coletados referentesàs fantasias presentes em mulheres que se submetem ao tratamento de reprodução assistida. O método utilizado teve um delineamento qualitativo de caráter interpretativo. Foram avaliadas 11 mulheres, na faixa etária de 20 a 41 anos, que estavam pela primeira vez participando do tratamento. Essas mulheres foram encaminhadas pelo serviço de reprodução de um hospital público de Porto Alegre. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada, gravada e posteriormente transcrita, e a análise dos dados foi realizada peloprocedimento de análise de conteúdo de Bardin (2003). Este estudo constatou que as entrevistadas apresentam uma relação com características predominantemente pré-edípicas, sendoque essas mulheres demonstram um discurso que representa um pensamento de pouca subjetividadepsíquica. A representação paterna dá-se com características falhas, não cumprindo o papel de interditor da relação mãe-bebê. As fantasias mais frequentes encontradas foram de incapacidade de ser mãe, bem como a de ter problemas orgânicos, além de psicológicos. A representação de filho se deu de uma forma idealizada e em poucos casos parece remeter ao desejo de constituir família. (AU)

Asunto(s)

Psicoanálisis
Biblioteca responsable: BR1712.1