Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Dissociação entre seres vivos e artefatos: investigação de efeito categoria específica no processamento de substantivos na bateria de memória semântica de Cambridge

Carthery-Goulart, Maria Teresa ; Estequi, Jaqueline Geraldin ; Silveira, Amanda da Costa da; Areza-Fegyveres, Renata ; César, Karolina; Senaha, Mirna Lie Hosogi; Brucki, Sonia; Nitrini, Ricardo.
Psicol. pesq ; 7(1): 108-120, jan.-jun. 2013. ilus, tab
Artículo en Portugués | Index Psi (psicología) | ID: psi-59099
Este trabalho investigou a existência de dissociação entre seres vivos e artefatos em dois estudos um com adultos típicos e outro com a descrição de dois pacientes que receberam diagnósticos de Demência Semântica (DS) ou de Doença de Alzheimer (DA). Para tanto, foram utilizadas as provas de fluência verbal, nomeação, compreensão e definição da Bateria de Memória Semântica de Cambridge. Entre os adultos típicos, o número de acertos em seres vivos foi maior na nomeação, definição e fluência verbal. Diante do controle das covariáveis sociodemográficas correlacionadas com as tarefas, não se encontraram diferenças significativas. Já a investigação dos dois casos identificou diferentes perfis de distúrbio nas provas. Sugere-se que o paciente com DS teve dupla-dissociação em relação aos controles e à paciente com DA. Os resultados foram discutidos com base em modelos de organização do conhecimento semântico e correlatos neuroanatômicos.(AU)
Biblioteca responsable: BR1338.1