Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Maior carga de gemas da videira resulta em melhora dos índices produtivos e vegetativos da videira Cabernet Franc cultivada em região de elevada altitude / Higher load of grapevine buds results in better yield and vegetative vigor indices in Cabernet Franc grapevine grown in a high-altitude region

Würz, Douglas André; Bonin, Bruno Farias; Brighenti, Alberto Fontanella; Canossa, Adrielen Tamiris; Reinehr, Juliana; Allebrandt, Ricardo; Bem, Betina Pereira de; Rufato, Leo; Kretzschmar, Aike Anneliese.
R. Ci. agrovet. ; 19(2): 171-177, 2020. tab, graf
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: vti-27664
Buscando alcançar um adequado balanço vegeto-produtivo, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do aumento da carga de gemas planta-1, no momento da poda, nas características produtivas e equilíbrio vegetativo da videira Cabernet Franc cultivada em região de elevada altitude de Santa Catarina. O presente trabalho foi conduzido durante a safra 2016/2017, em um vinhedo comercial, localizado no munícipio de São Joaquim. Utilizaram-se videiras da cultivar Cabernet Franc enxertadas sobre o porta-enxerto Paulsen 1103. Os tratamentos consistiram em quatro diferentes níveis de cargas de gemas 15, 30, 50 e 75 gemas planta-1. Avaliou-se no momento da colheita variáveis produtivas e vegetativas, e ao longo do ciclo da videira, avaliou-se o crescimento de ramos e feminelas. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro blocos e cinco plantas por parcela. O aumento da carga de gemas planta-1 resultou em aumento do número de ramos e de cachos planta-1, resultando em aumento da produção por planta e da produtividade. As variáveis vegetativas foram influenciadas pelo aumento da gemas planta-1, observando-se redução do crescimento de ramos e de feminelas. O aumento da carga de gemas possibilitou melhor equilíbrio vegeto-produtivo, com redução do peso de poda, e obtenção do Índice de Ravaz mais adequado para a elaboração de vinhos de qualidade...(AU)
Biblioteca responsable: BR68.1
Ubicación: BR68.1