Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Degradabilidade ruminal do feno do restolho da cultura do girassol em dois tamanhos de partículas / Ruminal degradability of the stubble sunflower culture hay in two particle sizes

Garcez, Bruno Spíndola; Alves, Arnaud Azevêdo; Oliveira, Delano de Souza; Santana, Yanêz André Gomes; Moreira Filho, Miguel Arcanjo; Reis, Juannira de Araújo Moura.
Acta Vet. bras. ; 9(2): 148-152, 2015. tab
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: vti-304248
Avaliou-se a degradabilidade da matéria seca (MS), proteína bruta (PB) e fibra em detergenteneutro (FDN) do feno do restolho da cultura do girassol in situ no rúmen em diferentes tamanhos de partículas,utilizando-se um bovino canulado, com amostras em sacos de náilon, incubadas nos tempos 6, 24 e 72 h. O fenode restolho da cultura do girassol triturado em partículas de 2 mm resultou em maior degradação pormicrorganismos do ambiente ruminal em relação à trituração a 5 mm. Verificou-se que as partículas de maiortamanho apresentaram valores equivalentes para degradação da MS e FDN às 24 e 72 horas. Os parâmetros dadegradação da FDN do feno do restolho da cultura do girassol indicam ser um volumoso com grande potencialpara utilização na dieta de ruminantes. O feno do restolho da cultura do girassol, enquanto considerado alimentovolumoso, apresenta degradabilidade in situ da MS e FDN compatível com esta classe de alimentos, podendo serconsiderado uma boa fonte de inclusão em dietas para ruminantes. Também se deve considerar o bom valorproteico, associado à degradação ruminal deste constituinte, favorecendo à atividade fermentativa pelapopulação microbiana ruminal(AU)
Biblioteca responsable: BR68.1
Ubicación: BR68.1