Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Atividade germicida de extratos vegetais de Origanum vulgare e Rosmarinus officinalis frente a fungos do complexo Sporothrix schenckii / Germicidal activity of plant extracts of Origanum vulgare and Rosmarinus officinalis against Sporothrix schenckii complex

Matos, Caroline Bohnen de; Guterres, Karina Affeldt; Giordani, Claudia; Madrid, Isabel Martins; Meireles, Mário Carlos Araújo; Cleff, Marlete Brum.
Acta Vet. bras. ; 10(3): 246-252, 2016. graf
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: vti-341548
Na literatura existem muitos relatos de microrganismos resistentes frente aos produtos comerciais utilizados na desinfecção de ambientes. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade da tintura, do extrato aquoso (infusão e decocção) e do extrato hidroalcoólico de Origanum vulgare e Rosmarinus officinalis, como meio alternativo a utilização de desinfetantes, através da técnica de exposição direta, frente a fungos do complexo Sporothrix schenckii. Para isso, foram realizados testes com isolados fúngicos de casos clínicos pertencentes a cães e gatos com esporotricose, onde a sensibilidade dos fungos do complexo Sporothrix schenckii frente aos extratos das plantas foi testada através da técnica de exposição direta, tendo sua ação avaliada nos tempos de 5, 10 e 15 minutos de exposição. Como controle positivo, utilizou-se uma solução de água estéril contendo o inóculo e como controle dos desinfetantes utilizados no mercado foram utilizados hipoclorito de sódio 4% e álcool 70°GL. Com o estudo, pode-se demonstrar a sensibilidade por parte dos isolados testados frente a tintura de Origanum vulgare e Rosmarinus officinalis e ao extrato hidroalcoólico de Origanum vulgare em todos os tempos de exposição a que foi submetido, na concentração de 10% do extrato.(AU)
Biblioteca responsable: BR68.1
Ubicación: BR68.1