Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Causas de mortalidade em leitões em granja comercial do médio-norte de Mato Grosso / Causes of losses in piglets in commercial farm at the middle north of Mato Grosso State

Caramori Júnior, João Garcia; Araújo, Gilson Mendes; Vieites, Flávio Medeiros; Abreu, Joadil G; Cochove, Vivian C; Silva, Gustavo S.
R. bras. Ci. Vet. ; 17(1): 12-15, 20100000. tab, graf
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: vti-43995
O objetivo deste trabalho foi avaliar e classificar as principais causas de morte de leitões com até seis dias de idade, em umsistema intensivo de suínos confinados (SISCO), localizado na região médio-norte do estado de Mato Grosso durante o anode 2006. Observaram-se 48.416 leitões provenientes de 2.054 matrizes. Verificou-se taxa de mortalidade de 7,43% do totalde nascidos vivos. As causas mais frequentes de mortalidade, em relação ao total de nascidos vivos, foram esmagamento(24,14%), debilitação (8,01%), síndrome diarreica (6,0%), defeitos genéticos (2,41%) e outras causas sem diagnósticoconfirmado durante a necrópsia (15,20%). A taxa de natimortalidade em relação ao total de nascidos foi de 5,59%. Comrelação à sazonalidade das mortes, observou-se maior índice de mortalidade por síndrome diarreica durante a primavera,que coincide com os meses mais quentes do ano, não observando tendência para morte por esmagamento em nenhumaépoca do ano.
Biblioteca responsable: BR68.1
Ubicación: BR68.1