Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Seleção de espécies tolerantes ao herbicida sulfentrazone com potencial para a fitorremediação de solos contaminados / Selection of species tolerant to the herbicide sulfentrazone with potential for phytoremediation of contaminated soils

Carlos Madalão, João; Ribeiro Pires, Fábio; Cargnelutti Filho, Alberto; Favaro Nascimento, Alex; Chagas, Kristhiano; Oliveira Procópio, Sergio; Silva Araújo, Rodrigo; Bonomo, Robson; Azevedo Taufner, Gisela.
Semina Ci. agr. ; 33(6): 2199-2214, 2012.
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: vti-470117
Este trabalho teve como objetivo selecionar espécies com potencial para a fitorremediação de solos contaminados com o herbicida sulfentrazone. Foram avaliadas oito espécies Arachis pintoi, Eleusine coracana, Crotalaria spectabilis, Crotalaria ochroleuca, Cajanus cajan, Leucaena leucocephala, Stizolobium cinereum e Raphanus sativus. O experimento foi instalado em casa de vegetação, com a utilização de vasos com capacidade para 6 dm3 preenchidos com porções de solo coletadas na profundidade de 0-20 cm. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 8 × 5, com quatro repetições, composto pela combinação entre as espécies e cinco doses do sulfentrazone (0, 200, 400, 800 e 1.600 g ha-1). Foram avaliadas a fitotoxicidade do herbicida, a altura de plantas e a massa da matéria seca da parte aérea e de raízes. As espécies Cajanus cajan e Leucaena leucocephala apresentaram maior tolerância ao sulfentrazone até a dose de 400 g ha-1, mostrando menores sintomas de fitotoxicidade e menores reduções na altura de plantas e no acúmulo de matéria seca, tanto na parte aérea como nas raízes, em relação ao tratamento controle, indicando, com isso, potencial de utilização para posteriores estudos de fitorremediação de sulfentrazone em solo.
Biblioteca responsable: BR68.1