Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Coronavirus canino (CCoV) em cães vacinados e não vacinados domiciliados em Pelotas, RS / Canine coronavirus (CCoV) in dogs vaccinated and unvaccinated domiciliated in Pelotas, RS, Brazil

Caetano de Castro, Clarissa; Maria Johann, Juciane; Fonseca Finger, Paula; Freitas Nunes, Cristina; D'Avila Vargas, Gilberto; Fischer, Geferson; de Oliveira Hübner, Silvia.
Semina Ci. agr. ; 31(4): 995-1000, 2010.
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: vti-470801
Coronavírus canino (CCoV) foi relatado como causa de doença entérica principalmente em cães jovens. Nesse estudo, para investigar imunidade e exposição ao CCoV, foi estimado a frequência de anticorpos em 121 cães de Pelotas, sul do Brasil, pelo teste de soro-neutralização (SN) 22 não haviam sido vacinados, 69 haviam sido vacinados com pelo menos uma dose, e 30 possuíam histórico de vacinação desconhecido. Foram detectados anticorpos em 47,8% (33/69) dos cães vacinados, em 45,5% (10/22) dos não vacinados, e em 43,3% (13/30) dos cães com histórico de vacinação desconhecido. Não houve associação significativa entre os anticorpos e sexo, idade, habitação e estação da coleta. Os resultados confirmam a circulação do CCoV entre essa população de cães e indicam que a infecção acomete população significativa de animais. A grande proporção de cães vacinados soronegativos indica falha da vacina em indução de anticorpos neutralizantes, sugerindo que as imunizações para CCoV devam ser reavaliadas. Os autores por meio de seus dados indicam ainda a necessidade de posteriores estudos para avaliar o impacto da infecção causada pelo CCoV, bem como para avaliar e  propor mediadas preventivas.
Biblioteca responsable: BR68.1