Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Atividade anti-helmíntica do extrato aquoso das folhas de Zanthoxylum rhoifolium Lam. (Rutaceae) / Anthelmintic activity of aqueous extract of Zanthoxylum rhoifolium Lam. leaves (Rutaceae)

Peneluc, Taíse; Domingues, Luciana F; Almeida, Gisele N. de; Ayres, Maria Consuelo C; Moreira, Eduardo Luiz T; Cruz, Ana Carla F. da; Bittencourt, Thereza Cristina B. dos S. C. de; Almeida, Maria Angela O. de; Batatinha, Maria J. M.
R. bras. Parasitol. Vet. ; 18(supl. 1): 43-48, 2009. tab
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: vti-4730
O estudo avaliou a atividade anti-helmíntica do extrato aquoso das folhas de Zanthoxylum rhoifolium em dois experimentos. O teste in vitro utilizou cultivos de fezes de caprinos tratados com diferentes concentrações do extrato (134,5 a 335,0 mg.mL elevado a -1). No teste in vivo, utilizaram-se 20 ovelhas G1 tratado durante quatro dias (0,63 g.kg elevado a -1 PV); G2, mesma dose, por oito dias; G3, ivermectina (200 g.kg elevado a -1); e G4, sem tratamento. In vitro, observou-se redução de larvas de Haemonchus, Trichostrongylus e Oesophagostomum superior a 95% nas concentrações de 193,7 a 335,0 mg.mL elevado a -1. In vivo, a redução de ovos por grama de fezes foi de 51, 56 e 90%, respectivamente, para G1, G2 e G3, no oitavo dia de tratamento, enquanto para os estágios imaturos e adultos variou de 0 a 91% no G1 e 26 a 94% no G2. A eficácia da ivermectina alcançou 99% para L4 e L5 de H. contortus e 100% para as demais espécies de nematoides. Parâmetros clínicos e bioquímicos permaneceram na faixa de normalidade, e as análises histopatológicas não revelaram alterações sugestivas de toxicidade. Embora altamente efetivo in vitro, o extrato aquoso de folhas de Z. hoifolium foi pouco eficaz in vivo na redução de nematoides gastrintestinais.(AU)
Biblioteca responsable: BR68.1
Ubicación: BR68.1