Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Levantamento soro-epidemiológico da infecção pelo vírus da Anemia Infecciosa Eqüina, da Influenza Eqüina-2 e do Herpesvírus Eqüino-1 em rebanhos do sul do Estado do Pará, Brasil / Seroepidemiological survey of infection of equine infectious anemia, equine influenza type 2 and equine herpesvirus type 1 in herds of south Pará State, Brazil

Pena, Lindomar José; Pena, Darlene Aparecida; Barrios, Priscilla Rochele; Dale, Renato; Lamêgo, Márcia Rogéria de Almeida; Moraes, Mauro Pires.
Braz. j. vet. res. anim. sci ; 43(4): 537-542, 2006. graf
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: vti-5668
Os vírus da anemia infecciosa eqüina (EIAV), da influenza eqüina tipo 2 (EIV-2) e o herpesvírus eqüino tipo 1 (EHV-1) são agentes causadores de enfermidades que podem causar graves prejuízos econômicos. O objetivo deste presente estudo foi estimar a freqüência de anticorpos contra o EIAV, EIV-2 e o EHV-1 em rebanhos do sul do Estado do Pará, Brasil. Os anticorpos contra EIAV, EIV-2 e EHV- 1 foram detectados pelo teste de IDGA, pelo método de inibição da hemaglutinação e pela técnica de soroneutralização (TCID50 =100), respectivamente. Amostras de sangue de 672, 514 e de 506 equídeos saudáveis e sem histórico de vacinação contra nenhum dos três vírus foram testadas, respectivamente, para EIAV, EIV-2, EHV-1. A seguinte freqüência de soro reativos foi observada 1,34% para o EIAV; 35,79% para o EIV-2; 45,45% para o EHV-1. Estes resultados indicam que estes agentes estão presentes no rebanho paraense e a adoção de medidas de manejo e profilaxia devem ser priorizadas, garantindo deste modo, a prosperidade da eqüideocultura brasileira.(AU)
Biblioteca responsable: BR68.1
Ubicación: BR68.1