Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Relação entre os fatores associados às parasitoses gastrointestinais, desempenho e estado fisiológico de ovelhas Santa Inês / Relationship between factors associated with gastrointestinal parasitosis, performance and physiological state of sheep Santa Ines

Jiménez-Sanz, Amanda Lúcia; Quirino, Celia Raquel; Pacheco, Aline; Costa, Ricardo Lopes Dias da; Beltrame, Renato Travassos; Rua, Miguel Alejandro Silva; Silva, Roberto Machado Carneiro; Madella-Oliveira, Aparecida de Fátima.
Ciênc. Anim. (Impr.) ; 26(2): 68-80, 2016. tab
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: vti-694938
O objetivo foi de verificar a correlação entre os escores de Famacha©, contagem de ovos por grama de fezes (OPG), volume globular (VG) e variáveis de desempenho, de ovelhas em diferentes estados fisiológicos (vazias, gestantes e lactantes), criadas no município de Quissamã, estado de Rio de Janeiro. O estudo foi realizado durante um ano, utilizando 60 fêmeas adultas da raça Santa Inês, criadas em sistema semiextensivo. A cada 14 dias foram coletadas, de cada animal, amostras de fezes e de sangue. Os animais também foram pesados (PV) e avaliados quanto ao escore de condição corporal (EC). Houve diferença significativa entre as características avaliadas devido ao estado fisiológico (p<0,05). Durante a fase de lactação, as ovelhas apresentam maiores valores de OPG e Famacha© e menores médias para PV, EC e VG. As correlações de maior magnitude foram entre OPG e VG (-0,40) nos três estados fisiológicos. As correlações entre PV, EC e OPG foram baixas (0,12 e -0,17), próximas de zero no final da gestação e na lactação. Em geral, a magnitude das correlações entre as características foi similar nos três estados fisiológicos. As correlações entre EC mostraram-se mais associadas às demais características, do que o peso do animal. Por apresentar uma correlação negativa média com o volume globular, o método Famacha© pode ser indicado como uma forma prática e sustentável de avaliar o grau de anemia dos ovinos após infecções por Haemonchus contortus, ovinos.(AU)
Biblioteca responsable: BR68.1
Ubicación: BR68.1