Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Manejo de plantas daninhas em milho RR com herbicidas aplicados isoladamente ou associados ao glyphosate / Weed management in RR maize with herbicides applied isolated or associated with glyphosate

Basso, Felipe José Menin; Galon, Leandro; Forte, César Tiago; Agazzi, Luciane Renata; Nonemacher, Felipe; Perin, Gismael Francisco; Fiabani, Renan Carlos; Winter, Fábio Luís.
R. Ci. agrovet. ; 17(2): 148-157, 2018. ilus, tab
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: vti-734639
Objetivou-se com o trabalho avaliar a eficácia, a seletividade e o efeito sobre os componentes de rendimento do milho RR ao se aplicar herbicidas, em isolado ou em mistura de tanque. O delineamento utilizado foi de blocos casualizados, com quatro repetições. Os herbicidas testados foram atrazine + simazine, atrazine + s-metolachlor, s-metolachlor, glyphosate, amônio-glufosinate, nicosulfuron, mesotrione, tembotrione; 2,4-D em pré e pós-emergência, alguns em isolados e outros em mistura de tanque, mais duas testemunhas (capinada e infestada). A fitotoxicidade ocasionada pelos herbicidas ao híbrido de milho SYN Supremo VIP3 e o controle de papuã e de milhã foram avaliados aos 7, 14, 21 e 28 dias após a aplicação dos tratamentos. Na pré-colheita da cultura determinou-se o controle das plantas daninhas e em cinco plantas por unidade experimental as variáveis relacionadas aos componentes de rendimento de grãos tais como, altura de inserção, comprimento, número de fileiras e de grãos por fileiras nas espigas de milho. Na colheita do milho avaliou-se a massa de mil grãos e a produtividade de grãos. Observou-se que todos os tratamentos herbicidas ocasionaram baixa fitotoxicidade ao milho, exceto a mistura em tanque aplicada em pós-emergência composta por glyphosate + 2,4-D e de glyphosate + mesotrione que demonstraram as maiores injúrias nas quatro épocas avaliadas. A maioria dos herbicidas mostrou bom controle de D. ciliaris e U. plantaginea, com exceção da mistura de glyphosate + 2,4-D na pré-colheita. A mistura em tanque de glyphosate + [atrazine + simazine] aplicada em pós-emergência demonstrou a maior produtividade de grãos. Conclui-se que, dependendo da associação de herbicidas, ocorre efeito sinérgico tanto para o controle das plantas daninhas como para a fitotoxicidade da cultura, sendo a produtividade de grãos a principal variável influenciada.(AU)
Biblioteca responsable: BR68.1
Ubicación: BR68.1