Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Recuperação funcional de dois cães com fratura e luxação vertebraltorácica caudal com 100% de deslocamento do canal vertebra / Functional recovery of two dogs with caudal thoracic vertebrae fracture and luxation with 100% dislocation of the vertebral canal

Araújo, Bruno Martins; Silva, Amanda Camilo; Figueiredo, Marcella Luiz de; Fernandes, Thaíza Helena Tavares; Santos, Cássia Regina Oliveira; Amorim, Marcela Maria de Almeida; Tudury, Eduardo Alberto.
MEDVEP. Rev. cient. Med. Vet. ; 10(34): 372-377, jul.-set. 2012. ilus
Artículo en Portugués | VETINDEX | ID: vti-8861
Objetivou-se relatar a ocorrência de recuperação funcional de dois cães com fratura e luxação vertebral naregião torácica caudal com 100% de deslocamento do canal vertebral que apresentavam paraplegia e percepçãode dor profunda intacta nos membros pélvicos e cauda. O animal um apresentava à radiografia, fraturaoblíqua do corpo de T13 e luxação entre T12 - T13, com 100% de deslocamento do canal vertebral, sendosubmetido ao tratamento cirúrgico de hemilaminectomia e estabilização segmentar dorsal. O animal doisapresentava ao estudo por imagem, fratura da epífise caudal de T11 e luxação entre T11 - T12, com 100% dedeslocamento do canal vertebral e foi submetido ao tratamento conservativo, por meio de imobilização externaem tábua, fixo por fitas adesivas. O cão número um apresentou recuperação total da deambulação voluntária30 dias após o início do quadro e o animal dois apresentou recuperação da deambulação voluntáriacom discreta ataxia, sete dias após o início do tratamento. A deambulação recuperada foi acompanhada denocicepção nos membros pélvicos e cauda. Conclui-se que o parâmetro isolado de 100% de deslocamentoradiográfico do canal vertebral não deve desencorajar a realização da terapia, pois conforme os resultadosdo presente estudo há possibilidade de recuperação da deambulação voluntária nesses casos.(AU)
Biblioteca responsable: BR481.1
Ubicación: 481.1