Perfil clínico-epidemiológico de nonagenários portadores de insuficiência cardíaca em ambulatório de cardiogeriatria / Clinical-epidemiological profile of nonagenarians with heart failure in a cardiogenic outpatient clinic
Arq. bras. cardiol
; Arq. bras. cardiol;111(3 supl.1): 206-206, set., 2018.
Article
in Pt
| SES-SP, SESSP-IDPCPROD, SES-SP
| ID: biblio-1046194
Responsible library:
BR79.1
Localization: BR79.1
RESUMO
Diretriz da European Society of Cardiology (2015) recomenda cateterismo cardíaco pré-operatório no contexto de endocardite em pacientes com > 40 anos, ≥ 1 fator de risco cardiovascular, história de doença coronariana ou mulheres na pós-menopausa. Exceções surgem quando existem vegetações que possam ser deslocadas durante o procedimento ou na cirurgia de emergência. OBJETIVO. Descrever a prevalência da realização de cateterismo pré-operatório em pacientes com endocardite aórtica ativa (em uso de antibiótico), assim como a incidência de embolização clinicamente significativa. PACIENTES E MÉTODOS. Estudo de coorte retrospectivo incluindo todos os pacientes com idade ≥ 18 anos submetidos a cateterismo pré-operatório em vigência de endocardite aórtica ativa no período de 2007-16. Embolização clinicamente significativa foi considerada na presença de suspeita clínica ou confirmação radiológica (sistêmica / sistema nervoso central). RESULTADOS. Do total de 107 pacientes com idade ≥ 18 anos submetidos à cirurgia cardíaca por endocardite ativa no período, 21 (19,6%) realizaram cateterismo pré-operatório em vigência de endocardite aórtica ativa, sendo incluídos no estudo (idade média 59,0±10,0 anos, 90,5% masculinos). A mediana do EuroSCORE II foi de 3,9% (2,9-10,3), sendo a mortalidade hospitalar de 23,8%. A maioria dos pacientes tinha acometimento isolado da válvula aórtica (61,9%), tendo 38,1% acometimento associado da válvula mitral. A mediana do tamanho da vegetação aórtica foi de 11,5 (8,25-14,75) milímetros. Não houve descrição de embolização clinicamente significativa após a realização do procedimento. CONCLUSÕES. A realização de cateterismo pré-operatório em vigência de endocardite aórtica ativa foi relativamente frequente (19,6%), não havendo descrição de embolização clinicamente significativa na coorte estudada. O cateterismo pré-operatório em pacientes com endocardite aórtica ativa pode ser indicado de acordo com as recomendações contidas em Diretrizes. INTRODUÇÃO:
A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome clínica multifatorial cuja incidência vem aumentando nas últimas décadas, especialmente devido ao crescimento da população idosa no Brasil.OBJETIVO:
Identificar o perfil clínico epidemiológico de nonagenários diagnosticados com IC em ambulatório terciário de um serviço em São Paulo-SP.MÉTODOS:
Estudo retrospectivo, descritivo e observacional, desenvolvido a partir da coleta de dados em prontuários de pacientes acompanhados em ambulatório específico de Cardiogeriatria. A população estudada foi de idosos com idade igual ou superior a 90 anos e diagnóstico médico de IC, realizado pela clínica e exames complementares pertinentes; atendidos no período de janeiro a dezembro de 2017. As variáveis quantitativas foram apresentadas em forma de média, desvio padrão e gráficos com valores expressos em percentuais e/ ou porcentagem de prevalência.RESULTADOS:
Foram analisados consecutivamente 177 prontuários e, destes, 92 (52%) pacientes eram portadores de IC. A média de idade foi de 92, 7 ± 2,65 anos e 59% eram do sexo feminino. Quanto ao tipo de IC, 46% apresentavam fração de ejeção (FE) preservada e 54% FE reduzida. As principais comorbidades encontradas foram hipertensão arterial sistêmica (98%), dislipidemia (68%), fibrilação atrial (37%) e doença arterial coronariana (42%). Os medicamentos em uso eram inibidores da enzima conversora da angiotensina ou bloqueadores dos receptores da angiotensina II (73%), beta-bloqueadores (76%), espironolactona (5%), diuréticos (66%) e vasodilatadores (9%).CONCLUSÕES:
Em ambulatório específico de Cardiogeriatria os nonagenários portadores de IC têm em média 92 anos de idade, são predominantemente mulheres, possuem FE reduzida e diagnóstico concomitante de hipertensão arterial. Constatou-se, ainda, que a mesma terapia medicamentosa preconizada por diretrizes é utilizada nesta faixa etária avançada. (AU)
Full text:
1
Collection:
06-national
/
BR
Database:
SES-SP
/
SESSP-IDPCPROD
Main subject:
Ambulatory Care
/
Geriatrics
/
Heart Failure
Type of study:
Guideline
/
Observational_studies
/
Prognostic_studies
/
Risk_factors_studies
Limits:
Aged
/
Aged80
/
Humans
Language:
Pt
Journal:
Arq. bras. cardiol
Year:
2018
Document type:
Article
/
Congress and conference