Percepção de Hipertensos e Diabéticos sobre a Adesão ao Tratamento Farmacológico e Não Farmacológico
Saúde Redes
; 8(2): 131-143, 20220913.
Article
in Pt
|
LILACS-Express
| LILACS
| ID: biblio-1400750
Responsible library:
BR1973.9
RESUMO
Objetivo:
Identificar a percepção dos pacientes hipertensos e diabéticos acompanhados pela Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre os motivos de não adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico.Método:
Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa realizada com hipertensos e diabéticos acompanhados pela ESF em um município do interior do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados utilizou-se um roteiro semiestruturado, as entrevistas foram gravadas e transcritas e as respostas analisadas de acordo com a análise de conteúdo proposta por Minayo.Resultados:
A maioria dos entrevistados 12 (92,31%) refere que recebe orientações sobre o tratamento da hipertensão e diabetes da equipe de saúde. 4 (30,77%) dos entrevistados referem que apresentam complicações decorrentes dessas doenças como insuficiência cardíaca, úlceras diabéticas nos pés e amputação de dedos dos pés. 12 (92,31%) referem tomar medicamentos para controle da hipertensão e diabetes, enquanto 1 (7,69%) relata que não faz uso de medicações. Considerações finais A maioria dos pacientes somente utilizam a medicação para controle da hipertensão e diabetes, pois entendem que é o suficiente. E Alguns pacientes não entendem o significado da doença nem sua consequência, sendo esses os principais motivos da não adesão ao tratamento não farmacológico.Key words
Full text:
1
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Language:
Pt
Journal:
Saúde Redes
Journal subject:
Cincias da Sa£de
/
Sa£de P£blica
Year:
2022
Document type:
Article
Affiliation country:
Brazil
Country of publication:
Brazil