Análise do estoque de medicamentos em farmácias das unidades básicas de saúde do Distrito Federal
Saúde Redes
; 9(3): 1-9, set. 2023.
Article
in Pt
|
LILACS-Express
| LILACS
| ID: biblio-1516098
Responsible library:
BR1973.9
RESUMO
Objetivo:
Analisar o estoque de medicamentos nas unidades básicas de saúde das regiões do Distrito Federal (DF).Métodos:
Trata-se de um estudo descritivo por meio da consulta ao sistema de informações InfoSaúde-DF. A coleta de dados foi realizada no período de junho a novembro de 2022. Nas análises, considerou-se a relação de medicamentos essenciais do DF e empregou-se a classificação anatômica, terapêutica e química.Resultados:
Verificou-se, a média de 43,1 medicamentos em falta no total de unidades básicas de saúde do DF. Os meses com maior frequência de desabastecimento foram outubro e novembro (n=58). Na região sul do DF, observou-se a maior falta de medicamentos e a região leste foi aquela com menor desabastecimento. Na comparação das médias dos medicamentos desabastecidos entre a região sul do DF e as demais regiões obteve-se p<0,05. Os antimicrobianos estiveram comumente em falta, especialmente aqueles do componente estratégico da assistência farmacêutica. Os medicamentos cetotifeno, hipromelose e tioridazina estiveram em falta durante todo o período.Conclusão:
Houve diferenças nos estoques de medicamentos nas unidades básicas de saúde do DF. Além disso, os medicamentos cuja responsabilidade financiamento e aquisição eram do Ministério da Saúde estavam mais frequentemente em falta. Logo, este estudo subsidia as discussões no âmbito da assistência farmacêutica, bem como, a execução de ações que otimizem a integralidade da assistência e cuidado no âmbito do Sistema Único de Saúde.Key words
Full text:
1
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Language:
Pt
Journal:
Saúde Redes
Journal subject:
Cincias da Sa£de
/
Sa£de P£blica
Year:
2023
Document type:
Article
Affiliation country:
Brazil
Country of publication:
Brazil