Autocuidado de portadores de diabetes mellitus tipo 2 em um serviço de Atenção Primária à Saúde
Porto Alegre; s.n; 2014. s.p.p
Thesis
in Pt
| ColecionaSUS
| ID: biblio-939865
Responsible library:
BR1751.1
Localization: BR1751.1; 614(81):616.379-008.64(043), B695a
RESUMO
Autocuidado são práticas que promovem resultados positivos em saúde, prevenção de enfermidades e tratamento dos sintomas. Com o envelhecimento da população observa-se aumento na prevalência das doenças crônicas, como o diabetes, que exige comportamentos de autocuidado permanentes. O objetivo foi verificar o autocuidado dos diabéticos das 12 unidades de saúde do SSC-GHC. Metodologia:
Estudo transversal baseado no banco de dados da pesquisa "Avaliação da Atenção à Saúde em Hipertensão e Diabete em Atenção Primária." Serão analisadas variáveis relacionadas ao autocuidado e será feita associação delas com o controle glicêmico.Resultados:
Alimentação e participação de grupos específicos não teve relação com o controle glicêmico. Atividade física e adesão ao tratamento medicamentos tiveram relação negativa com controle glicêmico, através de HbA1C. Menor consumo alcoólico e controle adequado de peso apresentaram relação positiva com o controle glicêmico através da GJ.Conclusão:
Alguns resultados não são condizentes com a literatura consagrada. Contudo, todas as atitudes de autocuidado devem ser estimuladas.Key words
Search on Google
Collection:
06-national
/
BR
Database:
ColecionaSUS
Main subject:
Primary Health Care
/
Unified Health System
/
Brazil
/
Public Health
Type of study:
Observational_studies
/
Prevalence_studies
/
Risk_factors_studies
Aspects:
Determinantes_sociais_saude
Limits:
Female
/
Humans
/
Male
Country/Region as subject:
America do sul
/
Brasil
Language:
Pt
Year:
2014
Document type:
Thesis
Country of publication:
Brazil