Your browser doesn't support javascript.
loading
Xpert® MTB/RIF no diagnóstico da tuberculose pulmonar / Xpert® MTB / RIF in the diagnosis of pulmonary tuberculosis
Article in Pt | BRISA, ECOS | ID: biblio-994588
Responsible library: BR1.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

A tuberculose pulmonar é uma doença infecciosa grave, que afeta aproximadamente 14 milhões de pessoas em todo o mundo, tendo 87 mil novos casos em 2009 no Brasil, país considerado com alta carga da doença. Os principais sintomas da tuberculose pulmonar são tosse, escarro - por vezes sanguinolento, - dor torácica, fraqueza, perda de peso, febre e sudorese noturna. Estima-se que, durante um ano, um indivíduo com a forma pulmonar bacilífera poderá infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. É uma doença curável na maioria dos casos novos, desde que o esquema terapêutico seja seguido e os pacientes sejam portadores de cepas de M. tuberculosis sensíveis aos fármacos anti-TB. A identificação do paciente sintomático respiratório é a principal estratégia para o controle da tuberculose. TECNOLOGIA Os testes laboratoriais, como a baciloscopia e a cultura (este, o padrão-ouro para o diagnóstico da tuberculose pulmonar), são atualmente preconizados pelo Ministério da Saúde para confirmar os casos suspeitos de tuberculose pulmonar, caracterizados por sintomatologia clínica ou pelo exame de imagem do tórax. Em alguns casos, nos quais o diagnóstico laboratorial não pode ser realizado, o médico pode confirmar o caso pelo critério clínico epidemiológico. Uma nova opção laboratorial, o teste Xpert® MTB/RIF, é um teste de amplificação de ácidos nucléicos utilizado para detecção do complexo M. tuberculosis e para a triagem de tuberculose resistente a fármacos. O teste consiste na purificação, concentração e amplificação de ácidos nucléicos por reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real, e tem como principal benefício apresentado a integração e automatização dos três processos (preparação de amostras, amplificação e detecção) necessários para a PCR em tempo real baseada em testes moleculares.

MÉTODOS:

Buscou-se, portanto, apresentar evidências que demonstrassem os benefícios para o Sistema Único de Saúde na incorporação do teste Xpert® MTB/RIF no protocolo de diagnóstico da tuberculose pulmonar, como a acurácia (sensibilidade e especificidade da tecnologia), a antecipação no início do tratamento ou, ainda, os custos de testagem dos pacientes suspeitos. Foi realizada uma busca no MEDLINE (via Pubmed), tanto para estudos de acurácia quanto para de custo-efetividade (para este, também foi realizada pesquisa em outros sítios eletrônicos).

CONCLUSÃO:

A sensibilidade do teste no grupo de amostras com resultados positivos para baciloscopia e para cultura variou de 98% a 100%, porém o teste foi capaz de detectar até 78% dos casos negativos à baciloscopia (falso-negativo com baciloscopia). Quanto à especificidade, os resultados obtidos com o Xpert® MTB/RIF variaram de 90,9% a 100%, em relação à cultura. Os estudos de custo-efetividade (um brasileiro e outro sul-africano) apresentaram metodologias e resultados divergentes entre si.
Subject(s)
Full text: 1 Collection: 06-national Database: BRISA / ECOS Main subject: Tuberculosis, Pulmonary / Nucleic Acid Amplification Techniques Limits: Humans Language: Pt Journal: BRATS: Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde Year: 2011 Document type: Article
Full text: 1 Collection: 06-national Database: BRISA / ECOS Main subject: Tuberculosis, Pulmonary / Nucleic Acid Amplification Techniques Limits: Humans Language: Pt Journal: BRATS: Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde Year: 2011 Document type: Article