A América devora os pretos: teses médicas, manuais de fazendeiros e grandes escravarias / America devours blacks: medical theses, farmer's manuals, and major slavery
In. Pimenta, Tânia Salgado; Gomes, Flávio. Escravidão, doenças e práticas de cura no Brasil. Rio de Janeiro, Outras Letras, c2016. p.[114]-129.
Monography
in Pt
| HISA
| ID: his-37017
Responsible library:
BR1273.1
Localization: BR1273.1; 362.8496981, P644e
RESUMO
Os manuais de fazendeiros, escritos ao longo do XIX, nos ajudam a dimensionar a importância dada ao tratamento dos escravos pelos fazendeiros brasileiros, desvelando um pouco do que pode ter sido a experiência de vida de um escravo de uma zona rural. Nosso intuito era enquadrar a Imperial Fazenda de Santa Cruz no contexto das prescrições e manuais de cuidado escravo; assim poderíamos dimensionar com maior clareza até que ponto a Fazenda Santa Cruz se encaixaria ou não no molde escravista vigente. Poderíamos então historicizar as medidas tomadas por Inácio Garcia, o superintendente da Fazenda em 1860, ao tentar demonstrar como as medidas coercitivas e arbitrárias, baseadas na supressão da oferta de alimentação aos idosos, crianças, doentes e guarnição de serviço do hospital, influenciaram de forma decisiva, o declínio do que poderíamos chamar de certo bem-estar" escravo na fazenda Imperial. Com isso, esperávamos poder responder a questões relevantes como em que medidas as ações de Garcia, que colidiam com as expectativas da escravaria, teriam sido influenciadas por, talvez, um novo padrão de administração escrava? Como tais modelos foram pensados, elaborados e aplicados na fazenda Santa Cruz? E de que forma isso teria influenciado a vida escrava na fazenda. (AU)
Search on Google
Collection:
05-specialized
Database:
HISA
Main subject:
Social Conditions
/
Health Status
/
Black People
Type of study:
Prognostic_studies
Aspects:
Determinantes_sociais_saude
/
Equity_inequality
/
Patient_preference
Country/Region as subject:
America do sul
/
Brasil
Language:
Pt
Year:
2016
Document type:
Monography