Infecção urinária na gravidez: análise dos métodos para diagnóstico e do tratamento / Urinary infection in pregnancy: analysis of diagnostic methods and treatment
Rev. bras. ginecol. obstet
; Rev. bras. ginecol. obstet;24(7): 471-477, ago. 2002. tab
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-331555
Responsible library:
BR26.1
RESUMO
Objetivos:
avaliar os aspectos diagnósticos, terapêuticos e as complicações dos casos de infecção do trato urinário (ITU) sintomática durante a gestação, que necessitaram de internação hospitalar.Métodos:
foram incluídas 136 grávidas com diagnóstico clínico de pielonefrite. Foram avaliados a idade e paridade da paciente, idade gestacional em que foi feito o diagnóstico, antecedentes de importância epidemiológica, propedêutica laboratorial para avaliação da infecção urinária, tratamento e evolução clínica, antimicrobianoprofilaxia e complicações.Resultados:
pielonefrite foi diagnosticada, nas mesmas proporções, em todas as idades gestacionais. Houve maior incidência de ITU entre as primigestas. Apenas 29,3 por cento das gestantes apresentaram história prévia de ITU. Observou-se que 57,0 por cento das pacientes apresentaram anemia e 93,0 por cento mostraram análise urinária alterada. A Escherichia coli foi o uropatógeno mais prevalente (75,8 por cento dos casos), com baixos percentuais de sensibilidade à ampicilina (60,6 por cento) e à cefalotina (63,6 por cento) e altos percentuais de sensibilidade à cefuroxima (95,5 por cento). A maior taxa de melhora clínica foi obtida entre as gestantes tratadas com cefuroxima (95,7 por cento). A antimicrobianoprofilaxia foi necessária em 11,0 por cento das pacientes. O trabalho de parto pré-termo ocorreu em 33,3 por cento das gestantes que deram à luz em nosso serviço, e o parto pré-termo em 18,9 por cento.Conclusões:
esses resultados reforçam a necessidade do diagnóstico precoce e tratamento efetivo da ITU em gestantes, a fim de evitar a ocorrência freqüente de complicações perinatais, como o trabalho de parto e o parto pré-termo. Destaca-se a necessidade de avaliação periódica do padrão de sensibilidade dos agentes etiológicos prevalentes aos antimicrobianos de uso permitido durante a gestação, adotando-se a cefuroxima como o antimicrobiano de escolha para o tratamento das ITU na gestação
Full text:
1
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Main subject:
Pregnancy Complications
/
Urinary Tract Infections
Type of study:
Diagnostic_studies
/
Screening_studies
Limits:
Adult
/
Female
/
Humans
/
Pregnancy
Language:
Pt
Journal:
Rev. bras. ginecol. obstet
Journal subject:
GINECOLOGIA
/
OBSTETRICIA
Year:
2002
Document type:
Article
Affiliation country:
Brazil
Country of publication:
Brazil