Neuropatia pudenda: correlaçäo com dados demográficos, índice de gravidade e parâmetros pressóricos em pacientes com incontinência fecal / Pudendal neuropathy: correlation with demographic data, severity index and pressoric parameters in patients with fecal incontinence
Arq. gastroenterol
; Arq. gastroenterol;39(3): 139-146, jul.-set. 2002. ilus, tab, graf
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-336636
Responsible library:
BR1.1
RESUMO
RACIONAL A incontinência feccal é a incapacidade de manter o controle da eliminaçäo do conteúdo intestinal em local e tempo socialmente adequados, resultando em escape de gases e fezes. Sua investigaçäo diagnóstica exige múltiplos exames. A manometria anorretal é considerada imprescindível nesta avaliaçäo. A correlaçäo da manometria com estudos eletrofisiológicos e os sintomas ainda näo estäo completamente estabelecidos na literatura. OBJETIVOS:
Correlacionar os dados da manometria anorretal e o estudo do tempo de latência motora terminal do nervo pudendo em pacientes com incontinência fecal e co-morbidades. PACIENTES EMÉTODOS:
Foram estudados prospectivamente 39 pacientes, 85,6 por cento do sexo feminino com idade média de 60,1 anos (± 12,89), com queixa clínica de incontinência fecal atendidos em ambulatório entre março de 1997 e junho de 2000 no Laboratório de Fisiologia Anorretal do Serviço de Coloproctologia do Hospital Nossa Senhora da Conceiçäo, Porto Alegre, RS. Foram realizados índice de incontinência, manometria anorretal, estudo do tempo de latência motora terminal do nervo pudendo bilateralmente e exame proctológico em todos os pacientes. Para análise estatística, os pacientes foram separados em grupos segundo resultados da manometria anorretal, neuropatia pudenda, idade e sexo. RESULTADOS/CONCLUSÄO:
A média do índice de incontinência fecal dos pacientes estudados foi de 9,30 ± 4,93. A manometria anorretal, 23 pacientes (59 por cento) apresentaram pressöes reduzidas. As pressöes foram significativamente mais elevadas nos pacientes do sexo masculino. O tempo de latência motora terminal do nervo pudendo (neuropatia) foi prolongado em 14 doentes (35,9 por cento). A idade e o tempo de latência motora terminal do nervo pudendo correlacionaram-se significativamente. A demais correlaçöes näo foram estatisticamente significativas
Full text:
1
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Main subject:
Anal Canal
/
Peripheral Nerves
/
Peripheral Nervous System Diseases
/
Fecal Incontinence
Type of study:
Observational_studies
/
Prevalence_studies
/
Risk_factors_studies
Limits:
Adult
/
Aged80
/
Female
/
Humans
/
Male
Language:
Pt
Journal:
Arq. gastroenterol
Journal subject:
GASTROENTEROLOGIA
Year:
2002
Document type:
Article
Affiliation country:
Brazil
Country of publication:
Brazil