Cirrose na infância por deficiência de alfa1-antitripsina: relato de caso / repporting a case on infant cirrhosis due to alpha1-antitrypsin deficiency
Rev. para. med
; 17(4): 52-58, out.-dez. 2003. ilus
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-391528
Responsible library:
BR3.1
RESUMO
Introdução:
A cirrose por deficiência de A1AT é uma doença genética co-dominante relativamente comum na infância que pode evoluir com complicações fatais. O diagnóstico preciso pode ser obtido, por método bioquímico, biópsia hepática e análise genética.Objetivo:
Relatar um caso de cirrose na infância por deficiência de A1AT em paciente masculino, de 5 anos de idade, faioderma, procedente de Uruará-PA.Método:
Foram relatados aspectos clínico-laboratoriais, achados de microscopia e avaliação fenotípica através da reação em cadeia dapolimearase (PCR).Resultados:
Foram encontrados baixos níveis de alfal-antitripsina à eletroforese de proteínas e inclusões eosinofílicas PAS positivas diastase resistentes nos hepatócitos ao exame histológico. A análise do gene de A1AT pela PCR detectou o fenótipo PiZZ. O menor evoluiu com hemorragia digestiva alta, peritonite bacteriana espontânea e, posteriormente, para o óbito. Considerações finais os autores ressaltam que o diagnóstico tardio e as intercorrências da doença hepática culminaram com o êxito letal do paciente e chamam a atenção para a necessidade de se instituir um método de triagem conveniente para a detecção de tal doença em âmbito regional
Search on Google
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Main subject:
Fibrosis
/
Alpha 1-Antitrypsin Deficiency
Limits:
Child, preschool
/
Humans
/
Male
Language:
Pt
Journal:
Rev. para. med
Journal subject:
MEDICINA
Year:
2003
Document type:
Article
Affiliation country:
Brazil
Country of publication:
Brazil