Miomas e infertilidade: bases fisiopatológicas e implicações terapêuticas / Uterine leiomyomas and infertility: physiopathological basis and therapeutical implications
Rev. bras. saúde mater. infant
; 5(1): 13-18, jan.-mar. 2005.
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-399754
Responsible library:
BR526.1
RESUMO
OBJETIVOS:
analisar evidências da literatura médica que avaliam a relação entre miomas uterinos e infertilidade, assim como as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de tratamentos disponíveis.MÉTODOS:
foi realizada uma revisão da literatura utilizando os termos (MeSh terms) "miomas", "infertilidade", "tratamento", "miomectomia", "gestação", na base de dados "Pubmed" e na "The Cochrane Library 2003". O período analisado foi de 1989 a 2003.RESULTADOS:
apesar de alguns resultados contraditórios, a maioria dos autores relata uma possível relação de causa-conseqüência entre determinados tipos de miomas e distúrbios reprodutivos. Em relação à terapêutica, observa-se claramente que a miomectomia representa a técnica cirúrgica com melhores resultados, não havendo diferença significativa entre as vias de acesso utilizadas, com exceção da miomatose submucosa, situação em que a via histeroscópica é preferida. As opções não-cirúrgicas de tratamento existentes não parecem ter indicação em pacientes inférteis.CONCLUSÕES:
a possível associação entre miomas e distúrbios reprodutivos necessita de melhores investigações. O incremento nas taxas de gestação após ressecção cirúrgica de miomas submucosos leva-nos a acreditar que esses tumores tenham papel na etiologia da infertilidade. Em miomas de outras localizações, entretanto, a relação com infertilidade não é tão clara. A miomectomia é o procedimento de escolha para as pacientes que ainda desejam engravidar.
Full text:
1
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Main subject:
Infertility, Female
/
Myoma
Language:
Pt
Journal:
Rev. bras. saúde mater. infant
Year:
2005
Document type:
Article
Affiliation country:
Brazil