Prevalência de fatores de risco e doença cardiovascular em frequentadores do Centro Universitário de Volta Redonda / Prevalence of risk factors and cardiovascular disease in the University Campus Population, Volta Redonda, Brazil
Rev. SOCERJ
; 20(2): 121-124, mar.-abr. 2007. graf
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-465748
Responsible library:
BR44.1
RESUMO
Objetivo:
Avaliar a prevalência dos fatores de risco, identificando os fatores desencadeadores da síndrome metabólica e levantar o impacto destes no desenvolvimento da doença cardiovascular bem como sua morbidade.Métodos:
Foram avaliados 319 pessoas, sendo 187 do sexo feminino, com idade entre 17 e 80 anos. A adesão foi por procura espontânea e os interessados foram avaliados de forma padronizada quanto ao peso e altura, pressão arterial e perímetro abdominal e reponderam a um questionário para a identificação dos fatores de risco e doença cardiovascular.Resultados:
O estresse atinge grande parte de homens e mulheres na faixa entre 21 e 30 anos. A alimentação inadequada e o sedentarismo aparecem em grande número, principalmente nas mulheres, enquanto que o etilismo está presente em maior número de homens. Conlusão A falta de informação em relação aos fatores de risco na doença cardiovascular mostra uma prevalência elevada dos fatores de risco modificáveis. Isto pode ocorrer devido a grande parte dos avaliados não ter acompanhamento médico, dificultando muito a identificação e o tratamento das doenças cardiovasculares.
Search on Google
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Main subject:
Cardiovascular Diseases
/
Risk Factors
Type of study:
Etiology_studies
/
Prevalence_studies
/
Prognostic_studies
/
Risk_factors_studies
/
Screening_studies
Limits:
Adolescent
/
Adult
/
Female
/
Humans
/
Male
Country/Region as subject:
America do sul
/
Brasil
Language:
Pt
Journal:
Rev. SOCERJ
Journal subject:
CARDIOLOGIA
Year:
2007
Document type:
Article
Affiliation country:
Brazil
Country of publication:
Brazil