Doença ateromatosa intracraniana (DAIC) e angioplastia com stent: um seguimento a longo prazo / Intracranial atheromatosis disease (ICAD) and stent supported angioplasty: a long-term follow-up
J. bras. neurocir
; 23(2): 131-137, 2012.
Article
in En
| LILACS
| ID: lil-655805
Responsible library:
BR500.1
RESUMO
Objetivos:
A doença ateromatosa intracraniana sintomática possui prognóstico desfavorável. A indicação do tratamento endovascular com angioplastia transluminal percutânea (ATP) assistida com stent deve ser realizada de acordo com a eficácia, segurança, complicações e o risco de re-estenose a longo prazo. Material eMétodos:
Estudo realizado entre 1996 e 2008, inclui 28 pacientes com estenoses localizadas na artéria carótida interna (11), artéria basilar (14) e artéria vertebral (5). Todos sintomáticos mesmo sob tratamento anticoagulante e estenose >60% (média de 83,5%).Resultados:
Houve uma redução significativa do grau de estenose (inferior a 50%), com estenose média residual de 36,8%. Ocorreram duas complicações, com hematomas de reperfusão(6,6%). No seguimento a longo prazo, encontrouse um único caso de reestenose e nenhum paciente apresentou acidente vascular cerebral isquêmico transitório ou definitivo.Conclusão:
O tratamento das estenoses intracranianas com angioplastia assistida com stent é eficiente, com baixo índice de complicação e de reestenose nesta série.
Search on Google
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Main subject:
Stents
/
Angioplasty
/
Constriction, Pathologic
/
Stroke
Type of study:
Prognostic_studies
Language:
En
Journal:
J. bras. neurocir
Journal subject:
NEUROCIRURGIA
Year:
2012
Document type:
Article
Affiliation country:
Brazil
/
France
Country of publication:
Brazil