Revisão sistemática de estudos de avaliação econômica sobre o uso do brometo de tiotrópio para o tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica / Systematic review of economic evaluation studies on the use of tiotropium bromide for the treatment of chronic obstructive pulmonary disease
Rio de Janeiro; s.n; 2013. xii,130 p. tab, graf.
Thesis
in Pt
| LILACS
| ID: lil-681312
Responsible library:
BR526.1
Localization: BR526.1; T616.24, S174r
RESUMO
Introdução:
No Brasil, a pressão pela incorporação do brometo de tiotrópio para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no SUS vem crescendo. Os estudos de avaliaçãoeconômica (AE) podem gerar informações que permitam identificar entre as tecnologias avaliadas, quais geram o maior benefício em saúde por quantidade de recurso utilizado, masdependendo do tipo de metodologia utilizada, seus resultados podem variar substancialmente entre si. As revisões sistemáticas de AE são ferramentas muito úteis para avaliar os métodosutilizados nesses estudos.Objetivo:
Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de AE completas que avaliaram o brometo de tiotrópio no tratamento da DPOC moderada a grave.Metodologia:
Foi realizada uma Revisão Sistemática de Estudos de AE completas sobre o uso dotiotrópio na DPOC, nas seguintes bases de dados NHS EED, Medline, EMBASE, The Cochrane Library, CEA Registry, Econlit, Scopus, Web of Science e Scielo.Resultados:
Foram selecionadas 17 AE. Nove estudos utilizaram modelo de Markov, 3 usaram árvore de decisão e o restante não usou modelo. Doze estudos usaram horizontes temporais de 1ano e o restante utilizou horizontes de tempo superiores. Os parâmetros utilizados nos modelos diferiram bastante entre os estudos, não permitindo comparações. As fontes dos dados de eficácia foram, em sua maioria, ensaios clínicos randomizados. Os resultados de eficácia foram bemsimilares entre as AE e foram superiores para o tiotrópio em relação aos controles, exceto indacaterol. Somente 3 estudos avaliaram os eventos adversos em seus modelos e 5 incluíram o desfecho mortalidade. Os custos diferiram bastante entre os estudos, mas, de forma geral, osestudos que utilizaram modelo de Markov num horizonte temporal de tempo superior a 1 ano, ouárvore de decisão, apresentaram custos totais maiores com o tiotrópio do que com salmeterol, ipratrópio ou terapia padrão.Key words
Full text:
1
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Main subject:
Bronchodilator Agents
/
Pulmonary Disease, Chronic Obstructive
/
Cost-Effectiveness Analysis
Type of study:
Clinical_trials
/
Evaluation_studies
/
Health_economic_evaluation
/
Prognostic_studies
/
Systematic_reviews
Aspects:
Patient_preference
Limits:
Humans
Language:
Pt
Year:
2013
Document type:
Thesis
Country of publication:
Brazil