Your browser doesn't support javascript.
loading
Sundown syndrome and symptoms of anxiety and depression in hospitalized elderly.
Silva, Marcello Weynes Barros; Sousa-Muñoz, Rilva Lopes; Frade, Heitor Cabral; Fernandes, Priscilla Alencar; Magalhães, Andrêssa de Oliveira.
Affiliation
  • Silva MWB; Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e Aluno Bolsista da Pesquisa.
  • Sousa-Muñoz RL; Doutora pela Universidade Federal da Paraíba e Orientadora da Pesquisa. Departamento de Medicina Interna.
  • Frade HC; Graduando em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba.
  • Fernandes PA; Fernandes, Priscila; Graduando em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Graduando em Nutrição pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada.
  • Magalhães AO; Graduando em Nutrição pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada.
Dement Neuropsychol ; 11(2): 154-161, 2017.
Article in En | MEDLINE | ID: mdl-29213507
RESUMO
A síndrome de Sundown é caracterizada pelo aparecimento súbito de sintomas neuropsiquiátricos como agitação, confusão e ansiedade de forma cronológica, geralmente no final da tarde ou no início da noite. OBJETIVO: Avaliar a prevalência da síndrome do por do sol em enfermarias de um hospital universitário e sua relação com sintomatologia depressivo-ansiosa, déficit cognitivo e variáveis clínicas e demográficas. MÉTODOS: Foram avaliados 70 pacientes admitidos nas enfermarias Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), João Pessoa-PB, Brasil. Os instrumentos de coleta de dados foram a Escala de Avaliação de Quadros Confusionais (Confusion Assessment Method - CAM), o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). RESULTADOS: A média de idade de 68,4±6,4 anos, 55,7% do sexo masculino, 67,1% não alfabetizados ou com instrução fundamental incompleta. Observou-se que 14,3% dos pacientes tinham delirium, 15,7% tinham déficit cognitivo, enquanto 21,4% e 18,6% apresentavam sintomas ansiosos e depressivos, respectivamente. A idade dos pacientes com delirium (71,9±8,7) foi significativamente maior que a dos que não apresentavam este quadro (67,8±5,8). Com 95% de confiança, há diferença significativa nos grupos com e sem delirium em relação das escalas do MEEM e do HADS-D. CONCLUSÃO: Verificamos a ocorrência de delirium compatível com a síndrome do pôr do sol e associado com sintomas depressivos e déficit cognitivo, sem relação aparente com processo infeccioso ou febre, número de medicamentos em uso, permanência hospitalar e sintomatologia ansiosa.
Key words

Full text: 1 Collection: 01-internacional Database: MEDLINE Type of study: Diagnostic_studies / Risk_factors_studies Language: En Journal: Dement Neuropsychol Year: 2017 Document type: Article Country of publication: Brazil

Full text: 1 Collection: 01-internacional Database: MEDLINE Type of study: Diagnostic_studies / Risk_factors_studies Language: En Journal: Dement Neuropsychol Year: 2017 Document type: Article Country of publication: Brazil