Your browser doesn't support javascript.
loading
THE ROLE OF OBESITY (AND WEIGHT LOSS THROUGH BARIATRIC SURGERY) IN AUTOIMMUNE DISEASES / O PAPEL DA OBESIDADE (E DA PERDA DE PESO PELA CIRURGIA BARIÁTRICA) NAS DOENÇAS AUTOIMUNES
SciELO Preprints; Maio 2024.
Preprint in Pt | PREPRINT-SCIELO | ID: pps-8878
Responsible library: BR1.1
ABSTRACT

Introdução:

A obesidade tem sido associada ao aparecimento ou agravamento de doenças autoimunes.

Objetivo:

Rever a presença de autoanticorpos em pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica e verificar a possível alteração deste perfil após o procedimento cirúrgico.

Método:

Revisão narrativa da literatura realizada no PubMed e Scielo. A busca utilizou as palavras-chave " obesidade, autoimunidade, fator antinuclear, cirurgia bariátrica ". Os critérios de inclusão compreenderam artigos de revisão, estudos experimentais, pesquisas pré-clínicas e clínicas, escritos em português e inglês e disponíveis em texto completo.

Resultado:

foram incluídos 63 artigos.

Conclusão:

Existe alta prevalência de FAN positivo na população obesa e candidata à cirurgia bariátrica, que diminui consideravelmente no pós-operatório. O mesmo não pode ser verificado com fator reumatoide, anticorpos ENA e anti-ds DNA, anticorpos IgG e IgM anticardiolipina e anticorpos antiendomísio. Nenhuma variável clínica ou antropométrica pôde ser associada à presença de autoanticorpos, exceto os níveis de vitamina D, que foram significativamente mais baixos nos indivíduos pré-operatórios e ANA-positivos.
RESUMO

Introdução:

A obesidade tem sido associada ao aparecimento ou piora de doenças autoimunes.

Objetivo:

Revisar a presença de autoanticorpos em obesos submetidos à cirurgia bariátrica e verificar a possível alteração deste perfil após o procedimento cirúrgico.

Método:

Revisão narrativa da literatura efetuada no PubMed e Scielo. A busca utilizou as palavras-chave " obesidade, autoimunidade, fator antinuclear, cirurgia bariátrica" . Os critérios de inclusão compreenderam artigos de revisão, estudos experimentais, pesquisas pré-clínicas e clínicas, escritos em português e inglês e disponíveis em texto completo.

Resultado:

Foram incluídos 63 artigos.

Conclusão:

Existe alta prevalência de FAN positiva na população obesa e candidata à cirurgia bariátrica que diminui consideravelmente no pós-operatório. O mesmo não pode ser verificado com o fator reumatóide, anticorpos do perfil ENA e anti-ds DNA, anticorpos anticardiolipina IgG e IgM, e anticorpos anti-endomísio. Nenhuma variável clínica ou antropométrica pôde estar ligada à presença de autoanticorpos, salvo níveis de vitamina D que foram significativamente menores nos indivíduos no pré-operatório e FAN positivos.
Key words

Full text: 1 Collection: 09-preprints Database: PREPRINT-SCIELO Language: Pt Year: 2024 Document type: Preprint

Full text: 1 Collection: 09-preprints Database: PREPRINT-SCIELO Language: Pt Year: 2024 Document type: Preprint