Your browser doesn't support javascript.
loading
ESTIMATIVA DE POSITIVIDADE DA FEBRE MACULOSA EM CÃES PARA A VIGILÂNCIA O SEU MONITORAMENTO NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP
HENRIQUE LOZANO JOANNITTI, LUÍS; REGINA DA SILVA, NILZA; REGINA NICOLETTI D'AURIA, SANDRA; CECÍLIA G. DE O. CAMARGO, MARIA; VICTORIA, CASSIANO; DANIELA BABBONI, SELENE; FALCÃO DA COSTA, HENI; LAPENNA SANCHES FERREIRA, BRUNA; RAFAEL MODOLO, JOSÉ.
Affiliation
  • HENRIQUE LOZANO JOANNITTI, LUÍS; FMVZ/UNESP.
  • REGINA DA SILVA, NILZA; IB/UNESP.
  • REGINA NICOLETTI D'AURIA, SANDRA; ESPECIALISTA EM SAÚDE - BIÓLOGA DO SETOR SOROLOGIA. LABORATORIO DE ZOONOSES E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, SP..
  • CECÍLIA G. DE O. CAMARGO, MARIA; ESPECIALISTA EM SAÚDE - BIÓLOGA DO SETOR SOROLOGIA. LABORATORIO DE ZOONOSES E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, SP..
  • VICTORIA, CASSIANO; Prof. Assistente Dr do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública. Univ Estadual Paulista, Campus Botucatu. FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA, UNESP..
  • DANIELA BABBONI, SELENE; Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública. Univ Estadual Paulista, Campus Botucatu, FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA, UNESP..
  • FALCÃO DA COSTA, HENI; Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública. Univ Estadual Paulista, Campus Botucatu, FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA, UNESP..
  • LAPENNA SANCHES FERREIRA, BRUNA; FMVZ/UNESP.
  • RAFAEL MODOLO, JOSÉ; Prof Titular do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública. Univ Estadual Paulista, Campus Botucatu. Caixa Postal 524. 18618-970 Botucatu, SP, Brasil. FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA, UNESP. jrmodolo@fmvz.unesp.br.
Vet. Zoot. ; 21(3): 451-461, 2014.
Article in Pt | VETINDEX | ID: vti-699363
Responsible library: BR68.1
RESUMO
RESUMO A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é uma zoonose emergente causada por bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas através da picada de carrapatos, pulgas, piolhos e ácaros infectados, podendo ser fatal se não diagnosticada corretamente, sendo os cães considerados sentinelas. O presente trabalho teve como objetivo estimar a positividade da FMB em cães distribuídos na zona territorial urbana de Botucatu/SP, por meio da Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI), os quais foram escolhidos aleatoriamente durante a 41a campanha de vacinação anual contra a Raiva de cães e gatos, no município de Botucatu/SP. Foram encontrados seis cães (0,94%) sorologicamente reagentes para Rickettsia rickettsii, apresentando títulos variando entre 64, 128 e 256 e isto representa uma proporção de ocorrências suspeitas igual a 0,93% dos 640 cães amostrados. Considerando a construção do intervalo de 95% de confiança para a proporção populacional de suspeitos, é possível afirmar que, a cada 1.000 cães da população de Botucatu tem-se uma expectativa mínima de 2 a 17 cães infectados, logo, em uma população estimada de 30.000 cães, espera-se de 60 a 510 cães infectados. Os resultados do presente estudo permitem inferir risco de ocorrência da FMB em humanos no Município. Uma vigilância mais apurada deverá, portanto, ser realizada, incluindo pesquisa de carrapatos e do agente etiológico, associada
Key words
Full text: 1 Database: VETINDEX Language: Pt Journal: Vet. Zoot. Year: 2014 Document type: Article
Full text: 1 Database: VETINDEX Language: Pt Journal: Vet. Zoot. Year: 2014 Document type: Article