Your browser doesn't support javascript.
loading
Relationship between the critical shoulder angle and the development of rotator cuff lesions: a retrospective epidemiological study.
Gomide, Leandro Cardoso; Carmo, Thiago Correa do; Bergo, Guilherme Henrique Moreira; Oliveira, Glauber Araújo; Macedo, Igor Severino.
Afiliación
  • Gomide LC; Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Uberlândia, MG, Brazil.
  • Carmo TCD; Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Uberlândia, MG, Brazil.
  • Bergo GHM; Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Uberlândia, MG, Brazil.
  • Oliveira GA; Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Uberlândia, MG, Brazil.
  • Macedo IS; Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Uberlândia, MG, Brazil.
Rev Bras Ortop ; 52(4): 423-427, 2017.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-28884100
RESUMO
OBJETIVO: Fazer um estudo epidemiológico retrospectivo em radiografias para avaliar a relação entre a anatomia da escápula e o desenvolvimento de lesões do manguito rotador (LMR). MÉTODOS: O presente estudo avaliou retrospectivamente a relação do ângulo crítico do ombro (ACO) e LMR de janeiro de 2011 a novembro de 2013, em pacientes atendidos em um hospital universitário pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Para tanto, o ACO foi medido após a padronização radiográfica de dois grupos, um grupo controle de 34 ombros assintomáticos e um segundo grupo de 44 ombros com LMR. RESULTADOS: A média de idade no grupo controle foi de 59,97 anos (45-84) e de 59,75 anos no grupo com LMR (45-84). Em relação ao ACO, os pacientes do grupo controle tiveram média de 33,59 graus de angulação (± 3,37) e o grupo de pacientes com LMR apresentou uma média de 39,75 graus de angulação (± 5,35; p < 0,007). CONCLUSÃO: Há uma relação entre ACO e LMR.
Palabras clave

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Rev Bras Ortop Año: 2017 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil

Texto completo: 1 Colección: 01-internacional Base de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Rev Bras Ortop Año: 2017 Tipo del documento: Article País de afiliación: Brasil Pais de publicación: Brasil